Você fez a prova do Enem e aguardou ansiosamente pela sua nota para poder se inscrever no Sisu e tentar a vaga no curso que você gostaria e na faculdade que você queria. O resultado veio e você vai conseguir estudar na faculdade que escolheu, mas na sua 2ª opção de curso. E agora, fazer a matrícula ou tentar a prova novamente?
Essa é uma dúvida muito comum na vida do estudante e precisa de uma boa análise sobre as opções disponíveis para que a escolha final seja bem feita. Entre outras coisas, é preciso conhecer bem as duas áreas escolhidas e entender se você se enxerga fazendo qualquer uma delas.
Como não é necessário escolher o curso de preferência na hora de inscrição do Enem, o estudante tem bastante tempo disponível, mesmo depois de ter feito o exame, para decidir o que cursar.
Depois de receber a nota do Enem, é hora de fazer a inscrição no Sisu, ou até mesmo Prouni ou Fies. Nesse momento, é preciso começar a pensar qual curso escolher, ou melhor, quais cursos escolher. O sistema permite que o estudante indique duas opções de graduação na hora de inscrição. Portanto, é preciso definir seu curso prioritário e qual seria sua segunda opção.
O que levar em consideração na hora da escolha
Alguns pontos importantes precisam ser levados em consideração na hora de decidir por cursar a segunda graduação de sua preferência ou tentar novamente na próxima edição do processo seletivo.
1) Conhecimento do mercado de trabalho
Uma importante maneira de saber se você tem afinidade com a área de graduação escolhida é ter conhecimento sobre as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. Saber quais atividades são desenvolvidas e se você se imagina inserido nesse meio durante sua carreira profissional.
2) Afinidade com a área escolhida
A nova geração tem escolhido muito a carreira a seguir não apenas pelos ganhos financeiros, mas também por se identificar com a área escolhida e gostar do que faz. Portanto, é importante analisar se você gosta do que poderá fazer cursando a sua 2ª opção. É preciso lembrar que boa parte da vida é preenchida com horas de trabalho.
3) Oportunidades de carreira
É preciso entender quais são as possibilidades para o desenvolvimento de sua carreira dentro da 2ª opção de graduação escolhida. É uma área dinâmica, que vai oferecer desafios para o seu desenvolvimento? Ou é uma área menos dinâmica, com uma rotina mais repetitiva ao longo dos anos? Você precisa entender como é para analisar se combina com o que procura.
O que fazer em caso de aprovação na 2ª opção
Você tem algumas opções em caso de aprovação na sua 2ª opção de curso. É importante ter isso em mente, mesmo que não tenha sido aprovado na 1ª opção de graduação, você ainda tem opções disponíveis.
- Cursar a 2ª opção: você pode se matricular no curso e experimentar por um período de seis meses a um ano e descobrir se a graduação tem a ver com você e se é o que imaginava. Caso não seja, pode se preparar novamente para o Enem.
- Fazer o Enem novamente: também é possível, após analisar os fatores já indicados nesse texto, decidir não cursar a 2ª opção e se preparar para tentar novamente.
- Se preparar novamente, enquanto cursa a 2ª opção: mesmo sabendo que não irá levar o curso até o final, você pode iniciá-lo e, simultaneamente, se preparar novamente para o exame.
- Pedir transferência: caso comece a sua 2ª opção de curso e perceba que não era bem o que queria, também é possível tentar pedir transferência de curso e migrar para a graduação que você quer.
O segredo para fazer escolhas conscientes é estar bem informado sobre todas as possibilidades que fazem parte desse momento tão importante de escolha. Portanto, saiba tudo sobre as duas opções que pretende escolher e já pense se gostaria de cursar a sua 2ª opção. A escolha pode ser mais fácil quando o dia chegar.