Pedro Aizza busca título inédito em ano de estreia no turismo na GT Sprint Race

Piloto paranaense pode conquistar o primeiro troféu de campeão competindo com carro de corrida de turismo no Potenza Autódromo Internacional, em Lima Duarte (MG)

São Paulo (SP) – O piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Acesso Peças) disputa, de sexta a domingo (1º e 3), mais uma etapa da GT Sprint Race. O desafio desta vez será no Potenza Autódromo Internacional, em Lima Duarte (MG), em que os primeiros campeões da temporada 2021 serão conhecidos. Estarão em jogo no município vizinho a Juiz de Fora os títulos da PRO, AM e PROAM do minitorneio intitulado de Special Edition. Nele, somam-se os pontos de três das nove etapas do ano, Goiânia, Tarumã e Potenza.

Pedro Aizza (Divulgação)

Pedro Aizza é o líder na PROAM no minitorneio Special Edition, além de também liderar as outras duas disputas da GT Sprint Race em sua categoria, Overall e Brasil. O piloto curitibano de 16 anos, o mais jovem da categoria, tem 142 pontos conquistados, contra 99 de Adalberto Baptista, seu principal concorrente ao título. Completam o top 5 a dupla Antônio Junqueira/Pedro Costa, com 89, Francesco Franciosi, com 88, e Raphael Teixeira, com 82.

“O objetivo é sair de Potenza, no domingo, com a conquista desse título da Special Edition. Conto com boa vantagem na liderança e tenho sido muito rápido nas últimas provas disputadas. Além de ter muitos pontos na frente dos principais adversários, é interessante ressaltar que esta é uma pista que ninguém conhece, pois é a estreia na competição. Estamos em condições iguais, diferente de outros circuitos em que a maioria dos pilotos tinha mais experiência do que eu, como Cascavel ou Goiânia, por exemplo”, explica Pedro Aizza.

“Quando a pista é nova no calendário, como foi Tarumã, acabo indo melhor por não começar com nenhum tipo de desvantagem em relação aos meus concorrentes. Estou bem animado e confiante, treinando bastante. Chego convicto de que posso buscar o título, porque tenho bons resultados recentes e uma folga considerável, de 43 pontos, sendo que serão 86 pontos em jogo no total para cada categoria. Quero vencer, se possível, todas as provas, a classificatória e as três baterias. Esse é o meu objetivo”, finaliza Aizza.

Programação em Potenza – As atividades da etapa tem início na sexta-feira, com treino extra, às 12h, e o treino oficial 1, às 15h. No sábado (2), será a vez do treino oficial 2, às 8h45, treino classificatório, às 13h, e a corrida 1, às 16h. No domingo, após o warm-up, às 8h, será realizada a corrida 2, às 9h. Já no período da tarde, ao meio-dia, a etapa de Potenza será encerrada com a corrida decisiva.

Piloto acelera na pista (Luciano Santos / SiGCom)

As corridas da GT Sprint Race têm transmissão ao vivo para todo o país pelo YouTube, no canal oficial da categoria (youtube.com/gtsprintrace) e no programa Acelerados (youtube.com/acelerados), no Motorsport.com, e, pela TV, no BandSports. Durante a semana, após cada etapa, também terão exibição no programa Acelerados (Band), no Programa Na Faixa com National Sports Channel (COM Brasil TV).

Sistema de classificação na Special Edition – O treino classificatório terá duas voltas lançadas, formando os grids para as corridas 1 e 2. Definido o grid, o pole position poderá trocar seu lugar de largada na primeira corrida, levando em consideração que na segunda terá a posição escolhida invertida. Por exemplo, se o vencedor escolhe se manter na pole na Corrida 1, largará na décima posição na seguinte; se optar pela terceira posição na primeira, partirá da oitava posição na segunda corrida. Essa escolha só poderá afetar até a 10ª posição. As classificações entre a 11ª e a última do grid não entram nessa regra, permanecendo cada carro na localização definida no treino, seguindo o regulamento do minitorneio.

A terceira corrida terá sua ordem de largada definida conforme a somatória de pontos conquistados nas duas primeiras. Quem tiver mais pontos sairá na pole e, consequentemente, quem pontuar menos sairá da última posição. A regra do pole e esta somatória de pontos só serão aplicadas após a devida divulgação dos resultados de cada prova pelos Comissários Desportivos.

Pontuações da etapa – Os pontos conquistados no treino classificatório e nas três corridas de cada etapa da GT Sprint Race Special Edition serão considerados no resultado geral de todo o torneio, mas cada prova seguirá um sistema diferente de pontuação. Para o treino classificatório e a última corrida seguem esta ordem, conforme a classificação: 1º lugar, 25 pontos; 2º, 20; 3º, 16; 4º 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 08; 8º, 06; 9º, 04; 10º, 03; 11º, 02 e 12º, 01. Já para a primeira e segunda corridas, a pontuação será a seguinte: 1º, 18 pontos; 2º, 17; 3º, 16; 4º, 15; 5º, 14; 6º, 13; 7º, 12; 8º, 11; 9º, 10; 10º, 09; 11º, 08; 12º, 07; 13º, 06; 14º, 05; 15º, 04; 16º, 03; 17º, 02 e 18º, 01.

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

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