De acordo com o calendário estabelecido pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), acontecerá na noite de hoje (11), às 19h30min, na sede da instituição – situada na Rua 14 de Julho nº 4715, Altos do São Francisco, Campo Grande – a Sessão Solene de Posse do novo acadêmico Pedro Chaves dos Santos Filho (recentemente eleito), que assumirá a Cadeira nº 19, anteriormente ocupada pela saudosa escritora Maria da Glória Sá Rosa, e que tem como patrono João Guimarães Rosa. Na ocasião, e conforme rito próprio da solenidade, a acadêmica Marisa Serrano fará a saudação ao novo imortal da ASL. Em seguida, este proferirá o Compromisso Acadêmico perante o secretário-geral da Academia e assinará o Termo de Posse, recebendo o Diploma e o Colar Acadêmico. E na sequência fará o seu Discurso de Posse.
Pedro Chaves é educador, senador, palestrante, professor e escritor. É Conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico de MS, Conselheiro do SOS Pantanal, Membro do Conselho Regional de Economia de MS. É formado em Economia pela Universidade de Campinas, possui curso de formação educacional universitária na Universidade de Michigan-USA. É doutor Honoris Causa, pelo Centro Universitário de Brasília. É autor do livro “Vencendo Desafios”.
O novel acadêmico Pedro Chaves, que foi eleito em assembleia-geral da ASL ocorrida no mês de junho do corrente ano, assim se expressou (à época) através de sua assessoria de imprensa: “É uma honra e uma responsabilidade muito grande entrar para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ocupar a mesma cadeira da minha querida amiga Glorinha Sá Rosa, uma referência da cultura em nosso estado. Serei eternamente grato aos colegas acadêmicos e tudo farei para fortalecer, cada vez mais, a nossa instituição, incentivando a leitura e trabalhando com muito afinco pela educação, que é a marca da minha vida”.
A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais alta e representativa entidade literária estadual, comemorou recentemente 46 anos de fundação e empossou nova diretoria, que é assim constituída: presidente – Henrique Alberto de Medeiros Filho, vice-presidente – Raquel Naveira, secretário-geral – Rubenio Marcelo, secretário – José Pedro Frazão, 1ª tesoureira – Elizabeth Fonseca, e 2º tesoureiro – Valmir Batista Corrêa. Fundada, em 30 de outubro de 1971, pelos escritores Ulisses Serra, Germano de Souza e José Couto Pontes, a instituição surgiu com o nome de Academia de Letras e História de Campo Grande. Esta denominação predominou até final de dezembro de 1978, quando, às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS), que se daria no dia 1º/01/1979, a entidade foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). Adotando rigorosos e abalizados critérios para a habilitação e eleição de seus membros, a ASL registra ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa da língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual.