Pesquisa comprova a importância do blog ativo para empresas: o acesso aos blogs aumentou em mais de 70% nos últimos anos

Para empresas é fundamental a manutenção de blog como estratégia de comunicação e fortalecimento de marca, afirma especialista.

Foto: Divulgação

Nos dias de hoje, as empresas que desejam aumentar sua visibilidade e fortalecer sua marca precisam estar presentes no ambiente digital. Uma das estratégias mais eficazes para alcançar esses objetivos é investir em um blog ativo. Ricardo Martins, especialista em Marketing Digital e CEO da TRIWI, destaca a importância dessa estratégia e apresenta dados atualizados sobre o acesso aos blogs.

Um blog ativo é fundamental para a estratégia de marketing digital de uma empresa. Ele permite que a empresa compartilhe conteúdo relevante com seu público-alvo, demonstre sua expertise no assunto e fortaleça sua marca. Além disso, um blog pode ser uma ótima ferramenta para gerar leads e aumentar as vendas“, afirma Ricardo.

De acordo com dados recentes, o acesso aos blogs vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Hubspot, 53% dos profissionais de marketing afirmam que o blog é a sua principal estratégia de inbound marketing, e 77% das pessoas que utilizam a internet lêem blogs regularmente.

Ainda sobre a pesquisa, os três principais setores que acessam blogs com frequência são:

  1. Tecnologia: 87% dos entrevistados do setor de tecnologia afirmam que leem blogs regularmente para obter informações sobre tendências e melhores práticas.
  2. Negócios e serviços profissionais: 79% dos entrevistados do setor de negócios e serviços profissionais afirmam que leem blogs regularmente para obter informações sobre liderança, gerenciamento e empreendedorismo.
  3. Saúde: 77% dos entrevistados do setor de saúde afirmam que leem blogs regularmente para obter informações sobre saúde, bem-estar e medicina.

No entanto, é importante ressaltar que o acesso aos blogs é bastante difundido e abrange diversas áreas, como educação, marketing, moda, esportes, entre outros.

A pesquisa da Hubspot mostra que o blog é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes para gerar leads e atrair clientes. Isso se deve ao fato de que os blogs permitem que as empresas criem um relacionamento de confiança com seu público-alvo, oferecendo conteúdo relevante e útil. Além disso, o CEO complementa apontando que todo conteúdo precisa se adaptar ao novo tipo de consumo. Sites e blogs unem diversas tecnologias e servem como agregadores destes conteúdos. Fora que é um canal direto de comunicação com o público sem um intermediário, como as redes sociais são”, destaca Martins.

Outro grande benefício que o especialista ressalta é que o blog pode ser uma ferramenta poderosa para o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização para os mecanismos de busca. “Os blogs permitem que as empresas criem conteúdo rico em palavras-chave relacionadas ao seu negócio, o que ajuda a melhorar o posicionamento nos resultados de busca do Google e atrair mais tráfego orgânico para o site“, explica.

Para garantir a efetividade do blog como estratégia de marketing digital, é importante que as empresas sigam algumas boas práticas. “O conteúdo do blog deve ser relevante e útil para o público-alvo, abordando temas que sejam de interesse dos potenciais clientes. Além disso, é importante que o blog seja atualizado com frequência, para manter o interesse do público e melhorar o posicionamento nos resultados de busca“, destaca Martins.

Outra boa prática é utilizar chamadas para ação (CTAs) em cada post do blog, convidando o leitor a realizar alguma ação, como assinar a newsletter, baixar um material gratuito ou entrar em contato com a empresa. “As CTAs são fundamentais para transformar os visitantes do blog em leads e aumentar as chances de conversão em vendas“, ressalta o especialista.

Martins ainda destaca que é importante acompanhar os resultados do blog e ajustar a estratégia conforme necessário. “É fundamental monitorar o desempenho do blog, analisando métricas como o número de visitantes, tempo de permanência no site, taxa de conversão e origem do tráfego. Com base nesses dados, a empresa pode ajustar a estratégia para aumentar a efetividade do blog como ferramenta de marketing digital“, explica.

Por fim, o especialista ressalta que o blog é uma estratégia de marketing digital que pode trazer resultados a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo