A estreia da Peugeot no segmento de picapes médias já tem nome e data: Landtrek, o novo modelo da marca que irá estrear primeiro na América Latina no final de 2020. O primeiro país a receber a novidade será o México.
A picape é derivada da chinesa Changhan, que compartilha boa parte dos componentes. O visual, porém, tem detalhes exclusivos que incluem faróis em leds e luzes diurnas nada discretas nas laterais da grade do radiador para as versões topo de linha.
Data de chegada e preço no Brasil
A inédita picape da Peugeot virá inicialmente importada da China e depois será montada em CKD na fábrica da Nordex no Uruguai. Como a novidade só chegará ao nosso mercado em 2021, o preço está longe de ser definido. Mas dá para ter uma média se olharmos para os valores cobrados pelas futuras rivais. Hoje, o preço médio das picapes do segmento equipadas com motores diesel é de R$ 130 mil com tração 4×2 e R$ 200 mil com tração integral.
Versões e motorização
Oficialmente, haverá duas opções de motores neste primeiro momento: um 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm e um 2.4 a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm.
O câmbio é sempre de seis marchas, manual ou automático. As versões iniciais têm tração traseira, mas a Landtrek pode, como na concorrência, receber 4×4 com reduzida.
A Peugeot indica que irá oferecer câmbio automático somente na versão a gasolina. Caso isso se repita no Brasil, reduzirá consideravelmente o mercado da picape, já que por aqui os modelos topo de linha sempre vêm com motores turbodiesel.
E no Brasil?
O motor que virá ao Brasil será um 4 cilindros diesel, o DW12. O propulsor 2.2 turbodiesel entrega 170 cv de potência e 37 kgfm de torque. Por aqui, teremos versões 4×2 e 4×4. Nos dois casos, haverá opções de caixa manual e automática, ambas com 6 marchas. Motores a gasolina ainda não foram confirmados.
Qual é o tamanho?
A Landtrek repete a fórmula das rivais ao oferecer três opções de carroceria: dupla, simples e chassi-cabine, ideal para a adoção de implementos como baús ou mesmo guincho.
Os bancos podem comportar até seis pessoas, dependendo da versão, e podem ser rebatidos para suportar uma carga de até 100 kg sobre eles.
A Peugeot afirma que todas as versões conseguem carregar no mínimo 1 tonelada de carga, e possuem capacidade de reboque de 3,5 toneladas.
As dimensões da Landtrek a colocam junto das rivais tradicionais: são 5,33 m de comprimento, 1,96 de largura e 3,18 m de entre-eixos na versão cabine dupla.
Equipamentos
O pacote de assistências inclui câmeras de 360°, seis airbags, assistente de descida e alerta de mudança de faixa, além do obrigatório controle de estabilidade.
O interior projetado exclusivamente para a Landtrek inclui quadro de instrumentos com uma grande tela central de LCD, multimídia de 10 polegadas, ar condicionado digital de duas zonas e chave presencial.
Além da potência menor, a Landtrek destoa das rivais ao abrir mão de itens adicionais de segurança, como frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego.