PF apreende 12 milhões de maços de cigarros falsificados em São Paulo

Os cigarros estavam escondidos em um galpão, que fica localizado no Bairro da Liberdade, região central de São Paulo

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar (PM) apreenderam na manhã desta sexta-feira (12), no Bairro da Liberdade, no Centro de São Paulo, cerca de 12 milhões de maços de cigarros, provavelmente oriundos do Paraguai. A carga estava escondida em um galpão e, segundo os policiais, trata-se da maior apreensão até o momento.

Foto: PF/SP – Cortesia

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PF, um suspeito foi preso em flagrante. Os demais integrantes da quadrilha conseguiram fugir, mas estão sendo procurados.

Os maços de cigarros foram apreendidos e lotou duas carretas. A carga deve ser incinerada em data ainda não estipulada pelas autoridades competentes.

Os cigarros falsificados e contrabandeados entram clandestinamente no Brasil e não pagam impostos, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 94,4 bilhões aos cofres públicos. Outro problema é que esse tipo de cigarro pode fazer mal a saúde do consumidor.

Durante a pandemia de Covid-19, com o fechamento das fábricas no Paraguai, fez com que a produção tivesse um declínio considerável e, consequentemente, uma redução acentuada no contrabando.

Em 2020, o contrabando de cigarros ilegais teve uma queda de 49%, enquanto que em 2021, a redução foi de 48%. Em 2022, a redução foi de 41%.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo