O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado foi impulsionado pelos setores de serviços e indústria.
Em relação ao mesmo período de 2023, o PIB apresentou expansão de 4%. No acumulado do ano, a economia cresceu 3,3%, e nos últimos 12 meses, 3,1%.
O desempenho no terceiro trimestre, apesar de representar uma desaceleração após o crescimento de 1,4% registrado no segundo, superou ligeiramente as expectativas do mercado, que projetava alta de 0,8%.
Os serviços avançaram 0,9%, com destaque para informação e comunicação (2,1%), outras atividades de serviços (1,7%), atividades imobiliárias (1,0%), comércio (0,8%) e transportes e armazenagem (0,6%).
Já na indústria houve alta de 0,6%, puxada pela transformação (1,3%), enquanto a construção apresentou queda de 1,7%. O setor agropecuário, por sua vez, recuou 0,9%. O PIB totalizou R$ 3 trilhões no terceiro trimestre, segundo o IBGE.