A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (14/09), a informação de que policiais da corporação conseguiram apreender na Rodovia BR-163, nas proximidades de Campo Grande, capital do Estado, cerca de 10 m³ de carvão nativo, que estavam sendo transportados em um caminhão. O motorista foi detido, autuado e multado em R$ 3 mil.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, a apreensão do carvão e a prisão do suspeito aconteceram nesta sexta-feira (11/09), durante uma fiscalização de rotina.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam um patrulhamento de rotina na rodovia quando avistaram um caminhão-baú, modelo Ford F-4000, trafegando pela estrada, e sinalizaram para que o motorista parasse o veículo.
Durante a vistoria, os policiais encontraram sacos de carvão nativo dentro do caminhão, e como o condutor não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para quem deseja transportar produtos de origem florestal, a carga foi considerada ilegal, e foi apreendida.
Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o motorista, um rapaz de 37 anos, e o multaram em R$ 3 mil. Além disso, ele foi conduzido a Polícia Civil, onde foi autuado por crime ambiental.
Caso seja condenado pela Justiça, o infrator, que não teve o nome divulgado, poderá pegar uma pena que varia de 6 meses a 1 ano de prisão.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS