A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na tarde de sábado (24), a informação de que policiais da corporação, lotados no município de Dourados, flagraram três homens praticando pesca ilegal em um rio que ‘corta’ a cidade de Maracaju.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na rodovia BR-267, quando policiais avistaram um veículo modelo Toyota Hilux com três ocupantes e um barco acoplado em um reboque.
Os policiais militares ambientais foram avisados da irregularidade e enviou uma equipe para interceptar o veículo. Os três homens, de 45, 49 e 58 anos foram autuados administrativamente e multados em R$ 3,3 mil por pesca ilegal no período da piracema.
Os três suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Maracaju, onde foram autuados por crime ambienta. Caso sejam condenados, os infratores poderão pegar penas que variam de 1 a 3 anos de reclusão.
Com os homens foram encontrados e apreendidos petrechos ilegais, uma embarcação, um motor de popa, e 21 quilos de pescado, bem acima da cota permitida em época normal quando a pescaria é liberada.
Foram apreendidos peixes das espécies pintado, cachara, curimbatá e piapara, totalizando 21 kg.
Os exemplares estavam frescos e apresentavam marcas de captura por petrechos proibidos de malha. Os peixes serão analisados e, se estiveram aptos para o consumo serão doados para uma instituição beneficente.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS