A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (07/09), a informação de que policiais da corporação, lotados no 15º Batalhão, flagraram no Rio Aquidauana, no trecho entre os municípios de Rio Verde Mato Grosso e Aquidauana, três rapazes praticando pesca predatória. Todos foram detidos, autuados e multados.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na noite deste domingo (06/09), por volta das 20h53min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam a fiscalização quando avistaram os três pescadores, e decidiram verificar se eles possuíam Licença Ambiental.
Durante a abordagem, os três rapazes disseram não possuir Licença Ambiental para realizar a pesca, que foi considerada predatória. Diante dos fatos, todos foram autuados administrativamente e multados em R$ 500,00 cada um.
Os três infratores foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foram autuados por pesca ilegal. A pesca sem Licença Ambiental não é considerada crime ambiental, apenas uma infração, e por essa razão todos foram liberados.
Com os infratores os policiais militares ambientais encontraram e apreenderam molinetes com varas, além de várias espécies de peixes, os quais serão analisados e, se estiveram em condições de consumo, serão doados a instituições filantrópicas.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS