A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (30/04), a informação de que policiais da corporação autuaram e multaram uma empresa de agronegócios por desmatamento ilegal no município de Aquidauana, a 131 km de distância de Campo Grande, capital do Estado.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, a autuação e a aplicação da multa, no valor de R$ 48 mil, foram feitas na tarde de sábado (28/04), depois que policiais ambientais flagraram um desmatamento ilegal sendo realizado em fazendas da região pertencentes a empresa.
Segundo informações que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os funcionários das respectivas propriedades rurais derrubavam as árvores de madeira nobre sem autorização de um órgão ambiental competente.
Os funcionários alegaram que apenas estavam cumprindo as determinações dos proprietários, mas mesmo assim eles tiveram os equipamentos (motosserras) apreendidos. Toda a madeira existente nas propriedades rurais também foi apreendida.
Equipes da PMA estão realizando operações na região, tendo uma delas flagrado diversas árvores da espécie aroeira derrubadas sem a devida autorização ambiental.
Os proprietários da empresa foram autuados e responsabilizados pelo crime ambiental. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil do município.
Os responsáveis pela empresa vão responder a processo por crime ambiental, e caso venham a ser condenados pela Justiça poderão pegar penas que variam de 6 meses a 1 ano de detenção.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS