A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (24/06), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de São Gabriel do Oeste, extração ilegal de cascalho.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde desta quinta-feira (23/06), por volta das 14h15min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, policiais ambientais faziam a fiscalização quando avistaram em uma chácara que fica localizada no Assentamento São Francisco, funcionários extraindo cascalho.
Os funcionários disseram não possuir licença ambiental para fazer a retirada do cascalho, e afirmaram que estavam trabalhando para uma empresa, cujo nome não foi divulgado.
Um dos proprietários da empresa foi contatado e ele disse possuir autorização ambiental para fazer a retirada de minério. O documento, no entanto, autorizava a retirada em uma área de 1,73 hectares, mas na realidade foram extraídos minérios em uma área de 3,12 hectares.
Os policiais militares ambientais constaram ainda que a maneira como o cascalho estava sendo retirado não era correta, fazendo com que surgissem erosões no local.
Diante dos fatos apresentados, os proprietários da empresa foram autuados administrativamente e multados em R$ 9 mil. Além disso, eles irão responder a processo por crime ambiental, cuja pena, em caso de condenação, varia de 3 a 6 meses de prisão.
Todas as atividades foram suspensas no local e a chácara foi interditada.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS