A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste sábado (27), a informação de que policiais da corporação autuaram e multaram uma empresa com sede em Cuiabá, capital de Mato Grosso, por poluição na Rodovia BR-163, próximo ao município de Coxim.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu essa semana, quando um caminhão da transportadora se acidentou, derramando uma grande quantidade de agrotóxicos na vegetação existente as margens da rodovia.
Informações preliminares revelam que um dos baús onde estavam armazenados os agrotóxicos se romperam, fazendo com que os produtos escoassem pelo acostamento, causando poluição do solo e de parte da vegetação.
Os policiais militares ambientais autuaram administrativamente a empresa e a multaram em R$ 25 mil. Além disso, os proprietários terão que recuperar a área degradada e apresentar relatórios a PMA.
Os responsáveis pela empresa também foram autuados na Polícia Civil por crime ambiental e caso sejam condenados pela Justiça, poderão pegar penas que variam de 6 meses a 1 ano de prisão.
A empresa também foi notificada e deve remover todo o material poluente da área. A PMA vai encaminhar para o Ministério Público um pedido para que seja feita uma vistoria periódica no local do acidente.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS