A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta terça-feira (13/12), a informação de que policiais da corporação flagraram no município de Bandeirantes, a 71 km de Campo Grande, capital do Estado.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na segunda-feira (12/12), durante uma fiscalização de rotina realizada na zona industrial da cidade.
Durante a vistoria realizada em algumas indústrias, os policiais militares ambientais constataram que uma delas, uma Empresa Secadora, Armazenadora e Transformadora de Grãos, estava funcionando sem a devida licença ambiental, emitida por um órgão ambiental competente. O proprietário possui Alvará de Funcionamento, emitido pela Prefeitura de Bandeirantes, mas não possui a Licença Ambiental, documento obrigatório para tal atividade.
Diante dos fatos, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o proprietário, que não teve a identidade divulgada, e o multaram em R$ 5 mil. Além disso, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi indiciado por crime ambiental, por manter atividade altamente poluidora sem a devida autorização expedida por um órgão ambiental competente.
Caso seja condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 3 a 6 meses de detenção.
Todas as atividades na empresa foram suspensas, a qual foi interditada por tempo indeterminada. A indústria somente poderá voltar a funcionar quando as irregularidades forem sanadas.
O dono da empresa foi notificado a apresentar ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), um projeto para regularizar a situação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS