A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quarta-feira (22/11), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural do município de Bonito, Região Sudoeste do Estado, um desmatamento ilegal sendo realizado em uma propriedade. O proprietário do imóvel foi autuado e multado em R$ 10 mil.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na última segunda-feira (20/11), durante uma fiscalização de rotina.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais militares ambientais faziam o patrulhamento na zona rural de bonito quando avistaram em uma propriedade rural um desmatamento sendo realizado, e foram verificar o que estava de fato acontecendo.
No local os policiais constataram o desmatamento, sendo que os trabalhadores estavam utilizando máquinas para desmatar uma Área de Preservação Permanente (APP) que fica localizada as margens do Rio Peixe. A área é protegida por Lei.
O dono da propriedade rural, um rapaz de 36 anos, não apresentou nenhum documento emitido por um órgão ambiental autorizando o desmatamento e, por essa razão, todas as atividades na propriedade foram suspensas e o local interditado.
Diante dos fatos, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o rapaz e o multaram em R$ 10 mil. Além disso, ele deverá responder a outro processo, desta vez na Polícia Civil, por crime ambiental.
Caso venha a ser condenado pela Justiça, ele poderá pegar uma pena que varia de 3 a 6 meses de prisão.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS