A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (23/12), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Corguinho, a 100 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um desmatamento ilegal sendo realizada em uma propriedade rural.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde de quarta-feira (21/12), por volta das 14h35min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais faziam a vistoria na região quando avistaram funcionários desmatando uma área em uma fazenda, e foram verificar o que estava acontecendo.
Ao se aproximarem, os policiais militares ambientais constataram que já haviam sido desmatados 4 hectares de vegetação nativa. Os funcionários e o proprietário da fazenda não possuíam autorização ambiental para realizar o desmatamento, e por essa razão foram autuados administrativamente.
O dono da propriedade, além da autuação, também foi multado em R$ 4 mil e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Corguinho, onde foi autuado por crime ambiental.
Caso o infrator seja considerado culpado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 3 a 6 meses de prisão.
Em depoimento informal, o produtor rural disse aos policiais militares ambientais que havia decidido realizar o desmatamento para plantar pastagens para o gado, e que não sabia de necessidade de ter uma Licença Ambiental para fazê-lo.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS