A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (16/06), a informação de que policiais da corporação flagraram no município de Paranaíba, a 407 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um motorista transportando ilegalmente uma carga de madeira.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na noite desta quinta-feira (15/06), por volta das 20h45min (horário de MS), na zona rural do município, durante um patrulhamento de rotina.
Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais faziam a fiscalização quando avistaram um caminhão trafegando por uma estrada de terra, e sinalizaram para que o condutor parasse o veículo.
Durante a abordagem, os policiais ambientais checaram os documentos do motorista, do veículo e os da carga de madeira. A documentação dele e do caminhão estavam em ordem, mas a da carga de madeira estava irregular.
O infrator, que não teve a identidade divulgada, apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF) emitido por um órgão ambiental, o qual permitia apenas o transporte de pranchões.
Questionado, ele afirmou não possuir o DOF relativo a carga de madeira que estava transportando, cortadas em forma de estacas e postes para cerca. Após a medição, constatou-se que ele estava levando 11 m³ de madeiras.
Ainda segundo o infrator, o carregamento estava sendo levado para a cidade de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo.
Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais apreenderam o caminhão e o carregamento de madeira. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 3,3 mil.
Além disso, ele foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia civil de Paranaíba, onde foi autuado por crime ambiental. Caso seja condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 6 meses a 1 ano de prisão.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS