A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste sábado (25/02), a informação de que policiais da corporação flagraram em uma peixaria que fica localizada no município de Anastácio, a 128 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, pescado ilegal sendo comercializado.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na sexta-feira (24/02), em uma operação em conjunto realizada com o apoio de fiscais do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Segundo os dados que constam no Auto de Infração, (AI), os quais foram repassados à imprensa, os fiscais do Imasul e os policiais militares ambientais constataram que os peixes que estavam sendo comercializados no estabelecimento comercial haviam sido retirados do rio de forma irregular, ou seja, durante a época da Piracema, período que é proibido pescar em todo o Estado.
A perícia realizada nos pescados comprovou que várias espécies haviam sido retiradas de forma irregular. Todo o pescado foi apreendido e após ser novamente analisado, será doado a instituições beneficentes.
O dono do estabelecimento comercial, que não teve a identidade divulgada, foi autuado administrativa e multado em R$ 5.020,00. Além disso, ele foi detido e levado para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado por crime ambiental.
Caso venha a ser condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 1 a 3 anos de reclusão em regime fechado.
O infrator estava comercializando peixes das espécies Cachara, Dourado e Pintado. Documentos adulterados também foram encontrados e apreendidos.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS