Um estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos (EUA), divulgado esta semana, afirma que o pó e a poeira encontrados em residências podem conter mais de nove mil tipos de micróbios e fungos de diferentes espécies, podendo causar dessa forma vários tipos de doenças e alergia aos moradores.
Os pesquisadores norte-americanos coletaram a poeira e o pó de 1,2 mil residências nos EUA e as analisaram em laboratórios, e descobriram que elas possuíam várias espécies de micróbios, parasitas e fungos.
O estudo, publicado na Revista Científica ‘Proceedings of the Royal Society B’, faz parte de um projeto do qual voluntários participaram, enviando amostras do pó e da poeira que se acumularam em vários cômodos de casas comuns de famílias de classe média. Muitas dessas amostras foram coletadas nas soleiras e cantos de portas, locais normalmente ignorados pelos moradores na hora em que fazem a limpeza das residências.
Segundo os pesquisados, muitas das doenças existentes atualmente poderiam ser evitadas se as pessoas realizassem nas suas residências uma minuciosa limpeza, retirando totalmente a poeira acumulada com o passar do tempo.
Com informações da Agência Reuters