Poetas Raquel Naveira e Rubenio Marcelo integram atual lista para o vestibular e passe da UFMS

Raquel Naveira e Rubenio Marcelo, autores com obras indicadas pela UFMS – Foto: Divulgação

Através do recente Edital Nº 281/2024-PROGRAD, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tornou público, há poucos dias, o rol de obras de leitura obrigatória para o Vestibular e para o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva). E quanto ao conteúdo referente às Linguagens (e no tocante à Literatura), a Banca escolheu seis obras/autores para o Vestibular e três obras/autores para o PASSE (Triênio 2022-2024 – 3ª Etapa).

Para o Vestibular eis a lista: – Juca-Pirama, de Gonçalves Dias; – Contos fluminenses, de Machado de Assis; – Primeiras estórias, de Guimarães Rosa; – Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; – Água funda, de Ruth Guimarães; e – Fiandeira, de Raquel Naveira.

Já para o PASSE UFMS (Triênio 2022-2024 – 3ª Etapa), a lista atual de obras de leitura obrigatória contempla os livros: – Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles; – Cinzas do norte, de Milton Hatoum; e – Vias do Infinito Ser, de Rubenio Marcelo.

As duas obras de autores de MS: Fiandeira (1ª edição, 1992; e 2ª ed. Life, 2023), de Raquel Naveira; e Vias do Infinito Ser (1ª ed., 2017; e 2ª ed. 2021, ed. Life / Letra Livre), de Rubenio Marcelo, já se encontram atualmente estudadas em vários cursos pré-vestibular do nosso estado e do país. Ambos os autores possuem vários livros publicados, inclusive Rubenio lançou bem recentemente “Caminhos – 100 poemas escolhidos”.

O livro Fiandeira, de Raquel Naveira, é mesmo um trabalho de fios e tramas. De forma generosa, misturando prosa e poesia, a autora penetra na gênese de seu fazer poético, mostrando-nos suas leituras, motivações, experiências artísticas, observações das pessoas e do mundo. Surgem assim temas como: amor à terra pantaneira, literatura infantil, mitologia greco-romana, artes plásticas e outros. Um trabalho de mostrar o lado avesso do seu bordado.

Contendo poemas em versos livres com atributos metalinguísticos e existenciais, a par de símbolos e sugestivas metáforas-imagens, Vias do Infinito Ser, de Rubenio Marcelo, possui significativa fortuna crítica. O analista literário José Fernandes (doutor em Letras pela UFRJ) asseverou: “O livro se compõe de uma poesia profunda, marcada por forte dimensão metafísica, como requer a concepção de infinito a que o ser tem de conquistar durante a existência. Para isso, o jogo poético, tal como o existencial, se executa entre o finito, o concreto, o físico, e o essencial, abstrato, metafísico”.  E o ensaísta e poeta Antonio Carlos Secchin, da ABL, em análise na aba do livro, afirma: “Na poesia de Rubenio Marcelo, em vez de o ser humano habitar o cosmo, é o universo que reside no homem. Tudo emana da força da poesia, e é com essa  luz de dentro, deflagrada pelo poder do verbo, que subitamente as coisas ganham forma e novo sentido”.

Conforme mostra o Portal de Ingresso UFMS, o seu Vestibular destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluí-lo até o período previsto para ocorrerem as matrículas. Este processo seletivo possui provas objetivas e de redação. Os aprovados, dentro do limite de vagas definidos no Edital de Inscrição, serão convocados para matrícula. E o Processo Seletivo PASSE da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (como vestibular seriado) é uma forma de ingresso que, ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, mede o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. Desta forma, o candidato realiza três provas, cada uma em uma etapa do PASSE.

As provas estão assim previstas: Vestibular – em 1º de dezembro de 2024; e PASSE – em 08 de dezembro de 2024.

Livro ‘Fiandeira’, de Raquel Naveira e ‘Vias do Infinito Ser’, de Rubenio Marcelo – Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo