Policiais militares ambientais capturaram nesta quinta-feira (02) em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, uma jiboia de aproximadamente 2,5 metros de comprimento. O animal não estava ferido, porém aparentava estar estressado.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental (PMA) do Ceará, a cobra foi localizada por moradores ‘passeando’ tranquilamente por uma área de vegetação, nas proximidades da Capela de Santo Expedido.
Funcionários e moradores do Sítio Galvão avistaram a jiboia e imediatamente acionaram a PMA, que enviou uma equipe para o local.
Os policiais militares ambientais conseguiram capturar o animal, e o colocaram em uma caixa de contenção. Após, eles o levaram para a ONG BiodiverSe, onde a serpente passará por uma triagem e exames, antes de ser reintroduzida novamente em seu habitat natural.
Segundo informações dos médicos veterinários, a jiboia capturada nesta quinta-feira (02) é da espécie Boa constrictor, e pode chegar a até 4 metros de comprimento.
Apesar da mordida ser dolorida, a jiboia não é peçonhenta e não consegue se alimentar de animais de grande porte.
Cobras e outros animais silvestres estão cada vez mais se aproximando das áreas urbanas por causa do desmatamento e das queimadas, que destroem o seu habitat natural.
Com informações das Agências Brasil e Estado