Policiais civis de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, foram acionados na sexta-feira (31) para fazer o resgate de pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro para serem comercializados. Os policiais chegaram até o suspeito após terem recebido uma denúncia anônima.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Ceará, policiais civis foram até uma residência no Bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, e questionaram o proprietário, de 46 anos, se havia aves ilegais no imóvel.
O dono do imóvel, que não teve a identidade revelada, permitiu a entrada dos policiais civis que encontraram no local 79 aves silvestres, além de 15 gaiolas e vários ovos. Os pássaros, os ovos e as gaiolas foram apreendidos e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
O suspeito foi detido e encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por Crime Ambiental.
Entre os pássaros resgatados há 20 bicudos, 13 papa-capins, 09 bigodeiros, 06 galos-de-campina, 06 golinhas, 05 papa-arrozes, 04 canários-da-terra, 04 sanhaçus, 02 tizius, 02 verdelinos, 02 bicos-de lacre, 02 bicos-de-lacre, 02 pássaros vem-vem, 02 periquitos-do-sertão (seis ovos da mesma espécie), 01 azulão e 1 sibite.
Segundo fontes da polícia, a ação teve o apoio da Sociedade Protetora Ambiental (SPA).
As aves passarão por uma triagem e reabilitação antes de serem introduzidos novamente na natureza.
Com informações da Assessoria de Comunicação da SSP/CE