A Polícia Militar e a Guarda Civil de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, realizaram na noite de sábado (19) uma fiscalização ostensiva em toda a cidade e flagraram o desrespeito às normas municipal e estadual para conter a propagação da Covid-19 (Coronavírus).
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) do Paraná, os policiais militares e os guardas civis foram avisados de que uma festa rave estava sendo realizada em uma chácara onde havia aglomeração de pessoas, as quais estavam sem máscaras de proteção.
De posse do endereço, policiais e guardas foram até o local e constataram a veracidade das informações. No endereço havia cerca de 600 pessoas, todas sem máscaras.
Os organizadores da festa foram multados, presos e levados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados. Os frequentadores tiveram que prestar depoimento e, sem seguida, foram liberados.
O Decreto Estadual emitido pelo Governo do Paraná impôs toque de recolher das 23h às 05 e o uso obrigatório de máscaras. Já o Decreto Municipal proíbe a realização de festas e eventos onde haja aglomeração de pessoas.
O coordenador da Defesa Civil do Paraná, André Guedes, informou que no fim de semana 18 locais foram visitados após denúncias, e que durante o patrulhamento na cidade, 12 foram orientados a respeitarem as medidas sanitárias.
Ao todo, nove locais e estabelecimentos comerciais foram autuados e fechados.
Já a Secretaria Municipal de Saúde registrou até sábado (19) cerca de 17.040 novos casos confirmados de Coronavírus e 235 mortes. A cidade conta com 787 casos ativos da doença.
A fiscalização realizada pela Polícia Militar e pela Guarda Civil conta com o apoio da Vigilância Sanitária, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os estabelecimentos comerciais e os locais onde ocorriam as festas e aglomerações não possuíam Termo de Responsabilidade Sanitária.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/PR