A Polícia Militar realizou entre a noite de terça-feira (03) e a madrugada de quarta-feira (04) uma operação na região central de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de evitar o excesso de barulho, feito por comerciantes e frequentadores de bares e restaurantes.
Policiais militares estiveram na região e constataram o excesso de barulho, acima do permitido por Lei. Três bares foram fechados e os frequentadores foram orientados a deixar a região.
Os proprietários dos estabelecimentos comerciais disseram que os policiais interromperam o lazer dos trabalhadores, e alegaram que houve perseguição por parte dos agentes.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), os policiais militares atenderam a denúncias de vizinhos, que alegaram perturbação de sossego durante o período de descanso, ou seja, durante a noite e a madrugada.
A operação se concentrou na Rua 14 de Julho, na região central de Campo Grande, onde três bares foram fechados. A ação policial foi deflagrada por volta das 20h30min (horário de MS), por equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar.
Na ocasião acontecia o tradicional evento Samba do Trabalhador, que foi interrompido. Foram fechados os bares Má Donna, Blef Bar e Bar da 14. Os estabelecimentos comerciais tiveram que fechar as portas e os proprietários foram levados para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro.
Segundo dados que constam no Boletim de Ocorrência (BO), a região é alvo constante de reclamações e denúncias de moradores, que se sentem incomodados com a aglomeração de pessoas, brigas e tumultos, e com o alto volume do som.
Durante a operação, os policiais militares constataram uma emissão de ruídos acima do permitido por Lei e, por essa razão, apreendeu os equipamentos de som dos estabelecimentos comerciais.
Os donos dos estabelecimentos comerciais fechados pela Polícia Militar foram autuados por crime ambiental de poluição sonora, previsto na Lei nº 9.605/98.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS