Polonês “mineiro por adoção” garimpa talentos do atletismo em Belo Horizonte (MG)

Projeto do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG terá apoio da campanha social Pegada do Bem, que chega à capital mineira neste domingo (15), com o Brazil Run Series/Circuito CAIXA.

Leszek Szmuchrowski – Foto: Foca Lisboa

Leszek Szmuchrowski – Foto: Foca Lisboa

São Paulo (SP) – O sotaque forte entrega logo o país de origem do Dr. Leszek Antoni Szmuchrowski, ex-atleta que já defendeu a seleção polonesa no salto em altura. Há 32 anos no Brasil, atualmente como treinador e professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Leszek dedica-se a encontrar e desenvolver jovens talentos do atletismo na pista do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. E garante que já é completamente mineiro.

O projeto idealizado por Leszek na UFMG tem parceria com o Ministério do Esporte e a Secretaria Estadual de Esportes de Minas Gerais. Mais de 100 crianças e jovens entre 12 e 18 anos são apresentadas a todas as modalidades do atletismo, na pista do Centro de Treinamento Esportivo. Ao menos para 85% dos alunos, vindos de comunidades carentes, os obstáculos não são poucos: dificuldades financeiras para conseguir transporte e alimentação nos treinos, falta de materiais como tênis, no caso de quem está iniciando.

Alunas do projeto no Campeonato Estadual de Atletismo de 2014 – Foto: EEFFTO UFMG

Alunas do projeto no Campeonato Estadual de Atletismo de 2014 – Foto: EEFFTO UFMG

“Nós temos a melhor pista de atletismo do Brasil, com certificado internacional, e uma das melhores do mundo. Eu pude ver todo o processo de construção da pista. Mesmo assim, o atletismo não existe em Minas Gerais. Até há pouco tempo, esse esporte não era ensinado em nenhuma escola por aqui”, aponta Leszek.

O polonês chegou a treinar nomes como Elson Miranda, hoje técnico de Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara. Há quatro anos em Belo Horizonte, percorre as escolas fazendo testes e seletivas para encontrar futuros atletas. As equipes de menores e juvenis formadas por ele já mostram bons resultados após um ano e meio de trabalho. “Estamos levando o atletismo para dentro das escolas. Os alunos já conquistaram medalhas nos campeonatos brasileiros de suas faixas etárias, este ano. É um orgulho fazer parte disso”, comemora Leszek.

Pegada do Bem – Os jovens atletas do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG ganharão um reforço importante para ir mais longe. Junto com o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, que chega a Belo Horizonte neste domingo (15), a campanha Pegada do Bem vai arrecadar tênis usados, e em bom estado, para o projeto.

“Os tênis que forem doados na campanha vão viabilizar o treinamento desses meninos e meninas que estão começando agora”, reforça Leszek.

Atleta do CTE da UFMG – Foto: EEFFTO UFMG

Atleta do CTE da UFMG – Foto: EEFFTO UFMG

Os tênis poderão ser doados durante a retirada dos kits de participação da prova, na loja Centauro do Shopping Pátio Savassi, nesta sexta-feira (13), das 10 às 20 horas, e no sábado (14), das 10 às 17 horas. No domingo (15), o Espaço Pegada do Bem, montado na arena da prova, na Praça Marco Zero, também receberá as doações.

A campanha Pegada do Bem foi criada em 2014 com o objetivo de incentivar a prática do esporte por meio da doação de tênis usados, e em bom estado, para jovens atletas de regiões socialmente vulneráveis nas cidades por onde passa o Brazil Run Series/Circuito CAIXA. Em sua estreia, a campanha arrecadou cerca de 900 pares de calçados para mais de 20 instituições e projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social. Neste ano, já foram beneficiadas entidades de Goiânia, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Brasília, Ribeirão Preto e Curitiba.

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA – Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve dez etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9) e Curitiba (18/10). Na reta final, vai a Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

Largada da prova no ano passado – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Largada da prova no ano passado – Foto: Luiz Doro/adorofoto

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Belo Horizonte, conta ainda com o apoio da Federação Mineira de Atletismo, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e supervisão técnica da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

Twitter: @CircuitoCaixa

Facebook: circuitocaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo