Quem circula pelas ruas do bairro Bom Fim, em Porto Alegre, vai encontrar uma novidade a partir de dezembro. É a Clareira, livraria de calçada que será inaugurada na Rua Henrique Dias, no dia 1/12.
A iniciativa é do jornalista e escritor Flávio Ilha – que já atuou como repórter e editor em diversos veículos da mídia impressa, escreveu, publicou e publica livros pela Diadorim, editora que fundou em 2016. “É um sonho antigo, naturalmente porque gosto muito de trabalhar com livros”, comenta.
O local pretende ser um “espaço de descanso, relaxamento e encontro no concreto da cidade. Como uma clareira numa floresta”.
Além de fazer a curadoria das obras, que terá foco em literatura brasileira e internacional, e destaque para a área da psicanálise, Ilha estará à frente no dia a dia, trabalhando e recebendo os clientes.
A Clareira terá espaço para trabalhar, com internet, café e algumas opções de lanches, fornecidos pelo Barriga no Fogão, bistrô que abriu recentemente na Jacinto Gomes, bairro Santana, com cardápio assinado por Carlos Silva e Tiago Munari.
Ilha também planeja uma agenda de saraus, oficinas, cursos e grupos de estudo, que deverá começar a partir de março.
No momento, o espaço está sendo reformado, com projeto do escritório de arquitetura Quadrilha, assinado por Gabriela Mottin. A partir de dezembro, passa a funcionar de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Flávio Ilha é jornalista, trabalhou em vários veículos de mídia impressa: O Globo, Folha (Brasília e Porto Alegre), ZH (Brasília e Porto Alegre), Correio Braziliense (Brasília), Correio do Povo e Grupo Sinos. Também passou por mídia eletrônica, especialmente UOL, durante mais de dez anos. Foi repórter e editor da revista Aplauso, em Porto Alegre. Escritor, autor de Longe Daqui, Aqui Mesmo (2018), Ralé (2019) e João aos Pedaços – biografia de João Gilberto Noll (2021). Editor, fundou a Diadorim em 2016.