Terminou neste sábado (7) em Araxá (MG) o Encontro Nacional de Automóveis Antigos – Brazil Classics Kia Show. O evento realizado pelo Veteran Car – MG com o patrocínio da Kia reuniu neste ano um número recorde de carros. Trezentas e duas raridades estacionaram no pátio do Grande Hotel. Uma coleção que entrou para a história do antigomobilismo.
“Tenho certeza de que por aqui passaram os carros mais relevantes das coleções nacionais e, mais do que isso, alguns dos principais colecionadores e restauradores do país, além da mídia especializada. Esta edição mostrou o porquê o Brazil Classics Kia Show é considerado um dos eventos mais relevantes da América do Sul e fico muito feliz porque tivemos essa felicidade de crescer em número de veículos e igualmente nos superamos em termos de qualidade”, avalia o presidente do Veteran Car – MG, Oswaldo Borges da Costa Filho.
O evento também surpreendeu o público e trouxe ao interior de Minas Gerais milhares de turistas de várias partes do país. “Eu fiquei impressionado com tudo o que vi. Valeu muito a pena ter vindo de Ribeirão Preto (SP) para viver esse momento com esses automóveis que fizeram história”, diz o professor Rui da Costa.
A Kia foi a patrocinadora master do evento pela segunda vez. Nesta edição, em um estande exclusivo, a montadora mostrou os híbridos Niro, Sportage e Stonic, o mais recente lançamento, a minivan Carnival, e os novíssimos elétricos EV5 e EV9.
O Brazil Classics Kia Show, que ocorre a cada dois anos, volta em 2026. “A certeza que temos quando encerramos um evento como este é de que a próxima edição será muito melhor. Sempre foi assim e temos muito orgulho dessa representatividade, qualidade e importância do encontro”, ressalta o jornalista e diretor do Veteran Car – MG, Boris Feldman.
Premiação
O Brazil Classics Kia Show tradicionalmente entrega os principais prêmios do segmento no país. A premiação dos carros e colecionadores desta edição ocorreu no início da noite deste sábado (7) e encerrou oficialmente o Encontro Nacional de Carros Antigos.
Na passarela especialmente preparada para a noite de gala do antigomobilismo foram entregues dezenas de premiações para os melhores carros e colecionadores que fizeram história.
Um dos premiados desta edição recebeu o prêmio em casa. O piloto de avião araxaense, Diego Alexandre da Silva, expôs seu Fusca 1966, que chamou a atenção durante o encontro pela total originalidade. “Estou até agora sem acreditar. A emoção é muito grande por estar no meio de tantos colecionadores internacionalmente reconhecidos”, comentou.
Destaque para os vencedores do Prêmio OG Pozzoli, do Troféu Federação Brasileira de Veículos Antigos, do Troféu Lalique, Troféu Roberto Lee – “Best of Show” e para a novidade deste ano: o Troféu Pacífico Mascarenhas.
Prêmio Og Pozzoli
Um Packard Woerdenbag 1957 de propriedade do colecionador André Beldi foi o grande vencedor do Prêmio Og Pozzoli 2024. A premiação que leva o nome de uma das maiores referências do antigomobilismo nacional é concedida a carros não restaurados, conhecidos como testemunhos de época.
Troféu Federação Brasileira de Veículos Antigos
O vencedor do Troféu Federação Brasileira de Veículos Antigos foi um Cadillac Derhan Limousine 1953, de propriedade da família Borges. O troféu é oferecido pela própria Federação Nacional que escolhe o carro mais interessante do evento, do ponto de vista histórico ou de sua representatividade.
Troféu Lalique
A estatueta, uma referência ao cristal símbolo dos radiadores da Lalique, foi dada neste ano para o Museu Carde, da Fundação Lia Maria Aguiar. “Araxá sempre é uma referência para nós no quesito elegância dentro da história do antigomobilismo. Para nós foi muito honroso poder participar desta edição, principalmente pelo fato de que apresentamos um pouco do que será nosso projeto que vai ser inaugurado no dia 28 de novembro, em Campos do Jordão”, ressalta Luis Goshima, diretor da fundação.
O prêmio recebido pelo Museu Carde é sempre concedido a um colecionador, museu ou entidade de preservação de carros antigos, destacando a relevância de sua contribuição para o antigomobilismo nos últimos dois anos. Trata-se de um troféu que fica com o vencedor de forma transitória. No próximo ano, o mesmo é entregue a outro colecionador, mas mantém em sua base os nomes de todos os premiados.
Troféu Roberto Lee – “Best of Show”
O maior troféu do antigomobilismo nacional também foi para o Museu Carde pelo belo Benz 1912. Referência ao precursor das grandes coleções de carros antigos no Brasil e àquele que fez o primeiro museu próprio de carros antigos no país, o troféu é entregue há mais de 40 anos ao dono do melhor automóvel do evento (original, perfeitamente conservado ou restaurado dentro dos padrões originais). Este troféu também é transitório.
Troféu Fabio Steinbruch
O Troféu Fabio Steinbruch é concedido pelo Alfa Clube para o veículo nacional mais representativo da edição. Neste ano o vencedor foi um Hofstetter 1987, do colecionador Marcelo Elias.
Troféu Pacífico Mascarenhas
A principal novidade desta edição foi o Troféu Pacífico Mascarenhas, que a partir de agora premiará o carro mais antigo de cada Brazil Classics Show. Pacífico foi o precursor e grande incentivador do antigomobilismo em Minas Gerais e, sem dúvidas, merecedor do reconhecimento deste movimento em todo o Brasil. O primeiro vencedor do prêmio foi um Kiblinger 1895 da coleção de Rúbio Fernal.
Último dia
O sábado foi movimentado no pátio do Grande Hotel do Barreiro. Além da premiação, as apresentações culturais chamaram a atenção de colecionadores, turistas e da população de Araxá. Foram doze atrações ao longo do dia. Pelo Espaço Classics passaram Arteria Trio, Circo do Asfalto, Like a Rolling Stone, Vi-Voz e Toca do Tatu. Entre os carros, no pátio do evento, espaço para as apresentações do Bêjazz Street Band, para a criatividade do Flash Mob realizado pelo Centro de Danças Kathak (CDK) e para a estátua viva Penélope Charmosa, uma personagem automobilista dos desenhos animados que participava da Corrida Maluca. Uma performance com movimentos estáticos, pausas sem movimento, controle sobre o corpo e técnicas de mímica.
Neste ano, a programação cultural também contou com duas palestras. José Vignoli, autor do livro “Aero Willys”, encantou os presentes com uma apresentação detalhada sobre o Willys Executivo, a única limusine fabricada no Brasil, que representa um marco na história da indústria automotiva nacional. Vignoli, que tem mais de 40 anos de pesquisa sobre a Willys-Overland, trouxe à tona detalhes desconhecidos sobre a empresa fabricante e sobre o automóvel. “Resgatamos a essência de uma coleção, que é adquirir conhecimento e saber transmiti-lo”, ressalta Vignoli.
Outro destaque foi a palestra de Armando de Angelis, que abordou a “Cultura Alimentar Mineira”. Em sua apresentação, De Angelis falou sobre a formação da gastronomia mineira, uma fusão de influências indígenas, africanas e europeias, que, ao longo dos séculos, moldou a culinária do estado.
As atividades culturais do Brazil Classics Kia Show foram realizadas por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.