A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado do Ceará divulgou na manhã desta quarta-feira (22/02), a informação de que policiais da corporação conseguiram apreender na Rodovia BR-020, nas proximidades do município de Canindé, a 118 km de distância de Fortaleza, capital do Estado, uma carcaça de um avião modelo Boeing B737-53 A, que estava sendo transportada de forma irregular, colocando em risco outros motoristas.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PRF/CE, a apreensão aconteceu na tarde desta terça-feira (21/02), por volta das 14h35min (horário de Brasília), sendo que a sucata estava sendo transportada em uma carreta. A carga possuía excesso de dimensões e o motorista não possuía a Autorização Especial de Trânsito (AET) emitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), cujo documento é obrigatório.
Além disso, o motorista estava conduzindo o veículo com placas de sinalização com dimensões em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A sucata de avião foi adquirida em leilão por uma empresa de taxi aéreo sediada em Foz do Iguaçu, no Paraná, para onde a carga estava sendo transportada. O leilão foi realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE).
Até o momento os proprietários da empresa de taxi aéreo não entraram em contato com a PRF/CE, tendo o motorista sido autuado e multado por não possuir a Autorização Especial de Trânsito. Até que a situação seja regularizada, a carreta e a sucata de avião ficarão retidas.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PRF/CE