De acordo com o levantamento realizado pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, a procura por serviços no Brasil cresceu 59% em outubro, em comparação com outubro de 2019, trazendo sinais de recuperação para o setor que vem sofrendo diretamente os impactos da pandemia. Em nota divulgada esta semana pelo Ministério da Economia, o setor de serviços deve puxar o crescimento econômico ainda no quarto trimestre deste ano.
A pesquisa do GetNinjas mostra que muito desse aumento na procura por serviços que foi registrado no aplicativo é representado pela categoria “Reformas e Reparos”, que teve um acréscimo de 62% em todo o país em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado. A categoria “Assistência Técnica” também identificou um aumento significativo de 71% no último mês, em comparação com outubro de 2019. Os serviços mais buscados em outubro dessas duas categorias no aplicativo, foram: Pedreiro, Eletricista, Mudanças e Carretos, Assistência para televisão, Montador de móveis e Assistência para celular.
Para se ter uma ideia, o número de novos cadastros de profissionais na categoria Reformas e Reparos aumentou 40% em agosto, setembro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019, somando mais de 47 mil novos cadastros no período. A categoria Assistência Técnica, neste mesmo período, recebeu cerca de 9 mil novos cadastros de profissionais da área.
Para Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, o aumento na busca por estes profissionais é uma consequência direta da pandemia. “Por conta da reclusão e de adaptações como o Home Office e estudos remotos, as pessoas começaram a buscar melhorias em casa para terem mais conforto, seja para fins de lazer ou trabalho. Elas passaram a notar que os cômodos não eram tão funcionais e problemas que antes eram facilmente esquecidos na correria do dia a dia se tornaram inadiáveis”, analisa.
Para evitar que os profissionais cadastrados no app e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus, o GetNinjas realizou uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, nos serviços essenciais que precisam ser feitos presencialmente.