Em pronunciamento durante a sessão desta terça-feira (29), o líder do Governo, deputado Professor Rinaldo (PSDB), destacou as ações do Governo do Estado na segurança pública de Mato Grosso do Sul.
Conforme o deputado, a segurança pública é a prioridade número dois do Governo do Estado, atrás apenas da saúde e, que apesar das dificuldades financeiras que o Estado vem passando, o governador tem trabalhado em favor da segurança pública. “Neste ano, o governador já convocou mais de 1100 homens para as Polícias Civil e Militar e para o Corpo de Bombeiros”.
Em relação ao número insuficiente de viaturas que o Estado possui hoje, o parlamentar explicou que “temos 300 viaturas licitadas e a culpa não é do Governo, mas da burocracia, que é um câncer neste País, brevemente teremos as novas viaturas nas ruas”.
O deputado ainda parabenizou a todos os policias de Mato Grosso do Sul pelo “grande trabalho que têm realizado, somos o primeiro estado do Brasil em esclarecimento de crimes com mortes, com cerca de 70% de elucidação”. Conforme a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o índice se iguala a países de primeiro mundo, como EUA e Inglaterra. Dados do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apontam que a média nacional de elucidações de assassinatos não ultrapassa a casa dos 30%.