São Paulo (SP) – Sorriso (MT) volta a receber o projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, promovido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Nesta terça (29) e quarta-feira (30), será realizado o terceiro módulo de capacitação do ano, com o patrocínio da Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.
Segundo a supervisora de engajamento comunitário da Bayer no Brasil, Rita Moreno, investir em educação e esporte é o caminho para um futuro de transformações positivas. “O apoio ao projeto nos ajuda a colocar em prática o incentivo ao desenvolvimento das comunidades nas quais estamos presentes, isso para a Bayer é essencial”, afirma.
As formações ocorrerão das 7h às 17h, no auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Ariedi. Os 120 profissionais ligados à Secretaria de Educação do município participantes serão divididos em três grupos.
O primeiro, com 50 professores de educação física dos ensinos infantil e fundamental I e II, irá trabalhar a temática “Planejamento e Avaliação”. O grupo 2 (35 professores dos ensinos infantil e fundamental I e II no primeiro ano do programa) e terá como principal tema “Pedagogia do Jogo – Planejamento e variáveis para intervenção”. Já a terceira turma é composta por 35 gestores escolares e irá estudar “Escola Ativa – Pilares Escola Ativa: contextualizando o movimento”.
“As formações do projeto se tornam importantes a cada demonstração da reflexão dos professores sobre a sua prática. Nesse próximo encontro serão apresentados para os professores planejamento e avaliação e para os gestores teremos um aprofundamento na Escola Ativa através do pilar contextualizando o movimento”, explica Alexandre Augusto, subcoordenador do IEE. Ele e Cibelle Borges serão os responsáveis pela formação no município.
Participar do projeto está sendo uma experiência enriquecedora para os profissionais. A professora Daiane Ferreira Teza concorda e relembra o conteúdo do segundo módulo. “No módulo sobre esportes de aventura, trabalhei indiretamente e aprendi como envolver os alunos e saber o que eles pensam sobre o risco, perigo e segurança, além de saber como as novas experiências podem contribuir para a aprendizagem dos alunos”.
Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.
Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai