Representando cerca de 40 municípios de todo o Mato Grosso do Sul, 450 professores da rede pública de ensino participaram nesta quarta-feira (20), de um seminário com o tema “Dilemas da Educação do Estudante com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Comum”, na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande.
O evento, que marca a inauguração do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (Ceame/TEA), contou com a participação do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Professor Rinaldo (PSDB), autor da Lei nº. 4.770/2015, que possibilitou a criação do Centro.
Conforme a professora Adriana Buytendorp, coordenadora de políticas públicas para a educação especial em MS, a função do Ceame/TEA é “apoiar e subsidiar a formação dos professores para acompanhar os estudantes com Transtorno do Espectro Autista priorizando a aprendizagem com qualidade, orientando, assessorando, desenvolvendo pesquisas e materiais didáticos com esta finalidade”, afirmou.
Professor Rinaldo destacou a importância da preparação dos professores, “conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 0,6% da população é autista, o que no Brasil representaria quase 2 milhões de pessoas, e esses números têm aumentado. Por isso, o Estado precisa estar preparado para receber na escola, alunos que tenham o transtorno do espectro autista, dando a eles uma educação de qualidade, adaptada à necessidade. A aprovação dessa Lei que cria o Ceame/TEA, mostra a sensibilidade do governador e representa nossa luta por um Estado mais humano”, concluiu.
O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que acontece em função de um distúrbio neurológico, acarretando sintomas que dificultam ou impedem a comunicação e o laço social.