Famílias, comunidades e escolas unidas, pela qualidade na Educação Infantil em seis municípios da região de Piracicaba. Este foi um dos resultados do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação realizada ao longo de 2018 e que será encerrada em março de 2019. O Fundo Juntos pela Educação é composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.
Em sua segunda edição, o Programa Primeiro a Infância foi implementado nos municípios de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. A Oficina Municipal é a organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para a implementação do Programa, assim como ocorreu na primeira edição, entre 2015 e 2017, nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Assim como ocorreu em Pernambuco, a segunda edição do Programa Primeiro a Infância enfatizou ampla participação da comunidade na elaboração ou revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de educação infantil nos seis municípios paulistas, em sintonia com os respectivos Planos Municipais de Educação. O PPP é um documento que deve reunir a visão da escola sobre Educação Infantil, o contexto onde ela está inserida e os seus objetivos, com a definição de metas para a melhoria constante do processo educativo.
Como explica a coordenadora técnica do Programa, Oneide Ferraz, da Oficina Municipal, foram observadas essas fases, para a produção ou revisão do PPP de cada unidade de Educação Infantil nos seis municípios: construção do Marco Referencial (com a definição das concepções de Educação Infantil da visão de escola desejada pela comunidade escolar, segundo a legislação e as necessidades de cada local), construção do diagnóstico (com o estudo da situação de cada escola, seu contexto, a realidade sociocultural e outros aspectos) e elaboração do Plano de Ação, com as demandas e prioridades apontadas pela comunidade de cada uma das unidades de Educação Infantil nos seis municípios paulistas.
Entre os meses de dezembro de 2018 e fevereiro de 2019 serão concluídos os Planos de Ação, revistos os PPP de todas as unidades de educação infantil nos seis municípios e preparada a planilha de monitoramento pelas respectivas Secretarias ou Diretorias Municipais de Educação, após a realização do último encontro regional, previsto para fevereiro. A segunda edição do Programa Primeiro a Infância será encerrada em março de 2019, com a realização de um seminário para apresentação de resultados e avaliação das ações. Também será deflagrado o processo de monitoramento da implementação dos novos PPP.
As representantes dos municípios participantes do Programa Primeiro a Infância apontam o processo de construção participativa do PPP, como um dos destaques da iniciativa. “O Programa foi muito importante para a valorização da Educação Infantil nos municípios, como primeira etapa do sistema educacional. Foi muito valiosa a escuta dos pais, dos educadores e das próprias crianças, sobre o que pensam sobre a escola onde estudam e onde estão seus filhos”, afirma Márcia Valesin, supervisora de Ensino em Rafard.
De fato, ao longo de 2018 foram promovidas várias reuniões, nos seis municípios, com a participação dos próprios educadores das escolas, dos pais de alunos e das crianças, para escuta sobre o que pensam sobre as unidades escolares e sobre o que gostariam de ver no futuro das instituições.
Foi o que ocorreu por exemplo com as comunidades das 11 Escolas Municipais de Educação Infantil de Capivari, além das cinco das 18 escolas de Ensino Fundamental do município que contam com Educação Infantil. “A consulta às comunidades foi muito importante para que as famílias conhecessem melhor as escolas e também para que percebessem que podem participar da vida delas, em benefício dos filhos”, relata Regina Aparecida de Campos Amâncio, supervisora de Ensino da Educação Infantil de Capivari.
A valorização da Educação Infantil, como primeira e essencial etapa do sistema educacional, é outra contribuição do Programa Primeiro a Infância, acentuam as educadoras. “A Educação Infantil ficou mais valorizada, com as escutas das crianças e dos pais, que passaram a ver a escola de forma diferente”, salienta Rejane Cristina Guizo, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil “Nelson Rosamilha”, em Rio das Pedras.