O projeto “Poesias Esfumaçadas” chega esta semana em sua terceira e última etapa, que tem como objetivo unir cultura e educação. Depois de realizar dois eventos de lançamento do livro “Poesias Esfumaçadas (eis o medo, a dor e a espera)”, do escritor campo-grandense José Carlos Djandre Rolim, e levar para as ruas de Campo Grande um City Tour Poético-Musical, a intenção agora é democratizar o acesso à cultura local e promover inclusão, levando poesia, música e dança para duas escolas públicas e uma universidade.
Serão realizados três saraus previstos para o mês de abril, o primeiro aconteceu na quarta-feira (18) na Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno. A finalidade principal da ação é incentivar o hábito da leitura e da escrita entre adolescentes e jovens, para assim possibilitar o nascimento de novos poetas. “Esses encontros promovem um processo de inclusão, beneficiando adolescentes sem muitas oportunidades de consumo cultural e convidando jovens acadêmicos e professores à integração e ao conhecimento de nova literatura poética”, explica o autor Djandre Rolim.
Dentre as atividades estão previstos laboratórios de poesia, declamações, apresentações musicais da banda Nobres Retirantes e de dança com a coreógrafa, dançarina e professora Vanesca Duarte, a Cigana Luna Negra. Para os próximos eventos estão sendo convidados à participação no projeto a Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos e o polo de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O projeto “Poesias Esfumaçadas”, coordenado pela gestora cultural Iara Vieira, foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais/FMIC, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR.