Realização. Essa é a palavra que o marceneiro e influenciador digital do universo maker e profissional, Daniel Stopa – fundador do Canal StopaLab no YouTube, usa para definir sua nova série de vídeos. Repleto de histórias, experiências e novos jeitos de fazer marcenaria, o projeto “Marcenarias do Brasil” ganha forma e será lançado oficialmente para todo o Brasil, no dia 29 de agosto.
“Me sinto realizado pela qualidade que conseguimos chegar, de conseguir entregar aos nossos apoiadores um material à altura da qualidade de seus produtos, e proporcionar ao público um conteúdo muito agradável e rico, contando uma história de proximidade entre a marcenaria e o nosso país”, diz.
O projeto contou com a parceria da Grossl, empresa catarinense de abrasivos e adesivos e importadora oficial da linha de colas para madeira da Titebond no Brasil, Makita, fabricante de ferramentas e acessórios, e Duratex, empresa de painéis de madeira. São oito episódios que mostram cada região do país em que a marcenaria se desenvolveu, cada uma com suas peculiaridades regionais. Stopa conta que o primeiro episódio envolve a região sul do país, com ênfase em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. “A ideia central foi contar a origem desses brasileiros, como vieram parar ali e por que decidiram investir na marcenaria. Conhecemos a história de como os polos moveleiros da região se desenvolveram, além de entrar em contato com as marcenarias familiares da região. Também procuramos entender como é a coexistência da grande indústria com as pequenas marcenarias locais”, explica.
Quando questionado sobre o que mais lhe marcou na trajetória entre os estados brasileiros, Stopa ressalta a convivência e a troca de experiências. “Ouvir as histórias de como as marcenarias se constituíram, cresceram e se desenvolveram, é a mesma coisa que ouvir a história do Brasil, de quem trabalhou e fez as coisas acontecerem”, conta.
A série documental será disponibilizada totalmente online, no canal de YouTube do Daniel – o StopaLab – onde toda semana, nas quintas-feiras, haverá um novo episódio disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos.