Um projeto do Sebrae planeja atender gratuitamente neste ano a 11.900 mil pequenos negócios em Mato Grosso do Sul, instalados em 23 municípios de todas as regiões do estado. O Negócio a Negócio é um programa que, por meio de Agentes de Orientação Empresarial, visita microempreendedores individuais e microempresas para sugerir melhorias no empreendimento.
Recebem a iniciativa: Água Clara; Aparecida do Taboado; Aquidauana; Bataguassu; Bonito; Campo Grande; Cassilândia; Chapadão do Sul; Corumbá; Costa Rica; Coxim; Dourados; Jardim; Maracaju; Mundo Novo; Naviraí; Nova Andradina; Paranaíba; Rio Brilhante; Sidrolândia; São Gabriel do Oeste; Sonora; e Três Lagoas. Na Capital, os agentes de orientação visitarão 62 bairros ao longo de 2016 para atender a 6.652 empresas.
Segundo Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS, como cada agente empresarial atende a vários pequenos negócios, pode usar sua experiência em benefício de quem aderir à iniciativa. “Às vezes, o agente viu algo que um empresário fez no seu bairro e deu certo; ou inclusive que deu errado. Dessa forma, pode alertar ou analisar junto com o participante se, de acordo com a realidade da empresa e do local onde está o empreendimento, teria chances de aplicar e obter um resultado positivo”, explica.
Método
A orientação customizada consiste em dois encontros presenciais. No primeiro, realiza-se um diagnóstico empresarial, em que são levantadas as principais necessidades da empresa. Na oportunidade, o agente esclarece dúvidas do empresário em relação à gestão do negócio; dá dicas sobre mudanças pontuais no ambiente; e indica capacitações ou consultorias disponibilizadas pelo Sebrae para solucionar possíveis problemas ou gerar melhorias.
Já na segunda visita, o agente entrega uma devolutiva consolidada sobre os aspectos de melhoria e coloca à disposição do empresário – conforme a necessidade identificada – diversos modelos de planilhas que compreendem as áreas de finanças, mercado, planejamento, organização e pessoas.
Os arquivos entregues têm a finalidade de municiar os empresários com ferramentas que o permitam fazer: diário de caixa; controles de fluxo de caixa, de estoque, pagamentos de tributos e capital de giro; cadastro de clientes e fornecedores; pesquisa de satisfação; plano de ação de curto e médio prazo; matriz de competências da equipe; entre outras atividades.
Adesão
Os interessados em participar devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.