O senador Ramez Tebet, que faleceu em novembro de 2006, vítima de câncer, foi declarado patrono cívico do poder Legislativo de Mato Grosso do Sul.
A resolução, proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB), foi publicada na quarta-feira (19) em Diário Oficial por meio de ato da Mesa Diretora da Casa.
Ramez será homenageado anualmente no dia 7 de novembro, data de seu nascimento, quando coincidir com dia de sessão ordinária.
Ele nasceu em Três Lagoas. Era advogado por formação e político por paixão. Foi prefeito de sua cidade, deputado estadual, ministro, vice-governador, governador do Estado e senador.
Presidiu o Senado Federal entre 2001 e 2003. Casado com Fairte Nassar Tebet, teve os seguintes filhos: Simone, advogada e Senadora da República; Eduarda, médica; e os gêmeos Rodrigo, professor, e Ramez, também advogado.
Ramez Tebet tinha a filosofia de que o Centro-Oeste era uma das mais importantes fronteiras para garantir o desenvolvimento sustentável do Brasil, pelas imensas potencialidades ainda não desenvolvidas de sua terra e de sua gente. Esse objetivo de desenvolver a região e, assim, o Brasil, foi o centro de toda a sua atividade pública, pelo que ele sempre trabalhou.
“É um modo de homenagear nosso querido senador Ramez, pela sua trajetória política e de vida em favor de Mato Grosso do Sul”, afirmou Mara Caseiro.