Na noite de ontem, 5 de junho, durante a abertura do Festival das Cataratas, um importante marco para o desenvolvimento do turismo no Paraná foi atingido: a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Viaje Paraná. Este acordo visa promover e intensificar as atividades turísticas no estado, unindo as capacidades e expertises das duas instituições para alavancar o setor.
A principal missão desta parceria é consolidar o turismo no Paraná, incentivando projetos que possam elevar o estado como um destino atrativo e competitivo. Dois projetos iniciais foram destacados como pilares desta colaboração sendo eles: o estudo de viabilidade para implementação do tax free no Paraná e a estudo de oportunidade no segmento náutico no Paraná.
O primeiro projeto citado busca permitir que turistas estrangeiros recuperem uma parte dos impostos pagos sobre produtos adquiridos durante suas visitas, estimulando o consumo e tornando o Paraná um destino mais atraente. O objetivo é, não apenas impulsionar o comércio local, mas também melhorar a experiência dos visitantes, promovendo maior fluxo de turistas internacionais.
O segundo estudo tem como foco identificar e avaliar as oportunidades de crescimento para o turismo náutico no estado, aproveitando o vasto potencial hídrico da região. A iniciativa pretende desenvolver novas atividades de lazer e negócios relacionados ao turismo náutico, atrair investidores e fomentar o uso sustentável dos recursos hídricos.
Segundo o diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, a parceria firmada com o Viaje Paraná fortalece a ampliação do impacto do PTI em todo o território paranaense. “Inicialmente, realizaremos dois estudos extremamente significativos para o desenvolvimento do setor. O Tax Free, que objetiva a atração de turistas e o retorno financeiro aplicado ao aumento do consumo, e um estudo sobre o potencial de recepção da indústria náutica no estado, que pode gerar, por meio de incentivos fiscais, a instalação de empresas e consequentemente a busca por mão de obra“. Ambas as iniciativas retornam à sociedade em forma de impacto econômico positivo, além da geração de emprego e renda.
Para o diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, a parceria estratégica representa mais uma iniciativa para o fortalecimento do turismo, unindo nossas forças para transformar o estado em um destino turístico de excelência. “Mais uma vez o PTI e a Itaipu Binacional ajudando Paraná e o Brasil com inovações e soluções, assegurando um crescimento sustentável para o turismo”, afirmou.
Em seu discurso na abertura do festival, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância do setor para a hidrelétrica com a criação da diretoria de turismo no Parque Tecnológico Itaipu. “Nós acreditamos que o turismo é um grande instrumento de desenvolvimento e distribuição de renda. Não medimos esforços nessa área. Esperamos fazer do Lago de Itaipu um grande espaço de turismo”, pontuou.