Puma volta a ter esportivo de passeio por R$ 150 mil

Puma GT Lumimari tem motor 2.4 de 182 cv e terá apenas dez unidades produzidas

Linhas do Puma GT Lumimari foram inspiradas no GTE original (Foto: Divulgação)

Linhas do Puma GT Lumimari foram inspiradas no GTE original (Foto: Divulgação)

A Puma anunciou o seu novo esportivo de rua, o GT Lumimari. O modelo será lançado em dezembro e terá apenas dez unidades produzidas, cada uma vendida por R$ 150 mil. O targa conta com teto removível e foi desenhado pelo designer Du Oliveira, que se inspirou no GTE de 1970 para fazer a releitura. Lumimari é uma junção das sílabas iniciais dos sobrenomes dos sócios Luis Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mario Cesar Camargo Filho e Rino Malzoni.

O desenho manteve toques do original, em especial os faróis e as colunas traseiras fendidas por entradas de ar. A refrigeração será garantida ainda pelos dutos de refrigeração logo após das portas. A traseira conta com lanternas próprias de leds e saídas de escapamento integradas ao para-choque. A maior diferença é o formato de carroceria: o novo Puma é um targa, ou seja, apenas a seção central do teto é removível. O antecessor tinha uma versão totalmente conversível.

O GTE foi o primeiro a vir equipado com chassi e mecânica Volkswagen, antes disso, o Puma usava mecânica DKW e se chamava GT Malzoni. Ficou apenas a inspiração e o nome, pois o novo modelo é bem diferente daquele. O chassi VW foi substituído por uma estrutura tubular de aço carbono, via de regra nos esportivos artesanais.

Seção central do teto é removível ao melhor estilo targa (Foto: Divulgação)

Seção central do teto é removível ao melhor estilo targa (Foto: Divulgação)

A motorização refrigerada a ar ficou igualmente no passado, agora, o Puma se vale de um 2.4 flex com 183 cv e 25 kgfm de torque. Foi-se também a época do motor traseiro, o quatro cilindros fica em posição central traseira, na transversal.

Parece pouco para o valor, contudo, vale lembrar que se trata de um esportivo levinho, com carroceria de fibra de vidro com insertos de fibra de carbono. Com 915 kg, o targa terá relação peso/potência de 5 kg/cv. Relação de Mini Cooper JCW.

Traseira tem lanternas próprias e escapamentos integrados (Foto: Divulgação)

Traseira tem lanternas próprias e escapamentos integrados (Foto: Divulgação)

Em nome do purismo, o câmbio é manual de seis velocidades. A suspensão é independente em ambos eixos, que adotam o esquema duplo A, de duplos braços triangulares, típico das pistas. Os freios são ventilados com pinças de alumínio de quatro pistões para garantir frenagens curtas.

As rodas de liga leve de 17 polegadas lembram o design original usado pelo GTE. Os pneus também são de alta performance, os conhecidos Pirelli P Zero Trofeo nas medidas 225/40 à frente e 255/45 atrás.

Instrumentação completa e central multimídia sensível ao toque (Foto: Divulgação)

Instrumentação completa e central multimídia sensível ao toque (Foto: Divulgação)

Por dentro, a atmosfera apresentada nas imagens de computador mostra um interior com o mínimo de refinamento nos revestimentos, em especial no painel. Os instrumentos são completos e avançam sobre o console central, que chama atenção pela central multimídia sensível ao toque.

O lote de dez unidades será numerado e o proprietário ganhará um certificado de aço inox e fibra de carbono. Além disso, ele será convidado vip em todos os eventos e terá prioridade e descontos na aquisição de qualquer produto do fabricante. As revisões serão feitas na própria fábrica, sem custo. Para facilitar, o pequeno fabricante dividirá o valor em 15 parcelas de R$ 10 mil.

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