Quer ter um time de colaboradores mais entrosado e produtivo? Bom, aqui vamos lhe mostrar a importância do endomarketing para conseguir isto! Esse gênero do marketing sugere uma comunicação voltada a melhorar o clima organizacional de uma empresa.
Implementar uma estratégia de endomarketing pode ser o melhor caminho para engajar e motivar os colaboradores. Isso fará toda a diferença para o desempenho de sua empresa no mercado. Já nos primeiros meses será possível notar os resultados que o endomarketing pode trazer para o seu negócio.
O que é Endomarketing?
Basicamente, o endomarketing é um gênero de marketing que consiste em conquistar clientes internos, ou seja, os funcionários da empresa. Os colaboradores são muito importantes para um negócio, são eles que estão mais próximos dos clientes, logo se eles estão motivados e alinhados com a cultura da empresa, eles terão uma atuação mais produtiva e rentável.
O objetivo principal do endomarketing é melhorar o clima organizacional da empresa, retendo colaboradores para diminuir a rotatividade do negócio e transformando-os em embaixadores da sua marca.
Ações de endomarketing são fundamentais para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, alinhar expectativas, mediar conflitos internos e atrair novos colaboradores para o negócio.
Quais são os principais benefícios do endomarketing para as empresas?
Acho que já deu para entender que o endomarketing é um fator fundamental para otimizar o trabalho dos colaboradores de uma empresa. Dito isso, veja abaixo quais são os principais benefícios que o endomarketing traz para as empresas:
Colaboradores motivados e engajados
Um dos principais desafios das empresas é manter o nível de satisfação dos funcionários no dia a dia. Muitas companhias possuem uma taxa alta de rotatividade porque não conseguem manter um clima agradável que favoreça os colaboradores.
Com uma boa estratégia de endomarketing, uma empresa pode criar equipes engajadas. Ter um time entrosado e motivado é fundamental para o bom desempenho da empresa. Funcionários motivados são mais produtivos e criativos, tendem a trazer novas ideias para a empresa e ajudam a criar um ambiente mais harmônico e processos mais ágeis.
Melhora do clima organizacional
O endomarketing é um fator fundamental para melhorar o clima organizacional da empresa. Como mostramos no tópico acima, esse conceito consiste em ações que deixem colaboradores motivados e engajados. E isso, com toda certeza, torna o ambiente de trabalho bem mais agradável e receptivo.
Um ambiente mais saudável para se trabalhar ajuda a transformar os seus colaboradores em embaixadores da sua marca. Ter um ambiente tranquilo é fundamental para aumentar a qualidade de vida no trabalho, diminuir a rotatividade e criar um processo de adaptação mais rápido para novos funcionários.
Diminuir a taxa de rotatividade
A taxa de rotatividade mede o número de meses que um funcionário passa em sua empresa. Assim, é possível qual percentual de funcionários trocam sua empresa por outra, por exemplo, em um único mês.
Um grande desafio das empresas é diminuir a rotatividade. Afinal, ter que contratar e dispensar um bom número de funcionários com muita frequência gera muitos custos para uma empresa. Portanto, diminuir a rotatividade também significa diminuir custos.
Além disso, a contratação de novos funcionários para as mesmas funções em pouco tempo gera uma perda de produtividade. Novos colaboradores podem demorar um tempo para se adaptar a rotina da empresa, o que acaba repercutindo na produção.
Dessa maneira, as ações de endomarketing são excelentes porque são focadas na retenção dos colaboradores. Assim, sua empresa pode encontrar e desenvolver talentos dentro do próprio negócio e aumentar a longevidade destes profissionais na empresa.
Aumento de produtividade
Manter o alto desempenho na produção é muito importante para os resultados da empresa. Uma boa estratégia de endomarketing auxilia no aumento da produtividade dos colaboradores. Mais engajados e produtivos, os funcionários tendem a render mais, o que aumentam a produtividade e a qualidade do trabalho.
Isso ajuda a aumentar os lucros da empresa já no curto prazo. Elevar a produtividade é um dos caminhos mais curtos e baratos de otimizar os resultados de um negócio. O endomarketing pode ajudar bastante nisso, já que sua atuação acontece diretamente com os colaboradores da empresa, a parte principal da engrenagem de um negócio.
Fortalece a empresa como marca empregadora
Existem muitas empresas no mercado que ninguém gostaria de trabalhar, são empresas que possuem uma péssima reputação, muito por conta de não se importar com a satisfação de seus funcionários.
As marcas com boa reputação no mercado de trabalho se destacam como “marcas empregadoras”. Essas empresas contam com uma fila enorme de profissionais que desejam conquistar uma vaga de trabalho. Ações de endomarketing podem reforçar uma empresa como uma marca empregadora.
Isso é importante para que os colaboradores se sintam ainda mais orgulhosos em fazer parte da empresa. E claro, também é super importante porque cada vez mais profissionais se interessam pelas vagas da empresa, o que aumenta o nível de qualidade nas contratações.