O sentimento descrito pelos concluintes dos cursos promovidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem rural, durante a entrega de certificações realizada no município de São Gabriel do Oeste foi resumido em satisfação e vontade de aprender ainda mais. Entre julho de ano passado e agosto deste ano foram realizadas 97 capacitações que resultaram na formação de 1.027 trabalhadores rurais.
Entre os formandos está o almoxarife José Aparecido de Oliveira que mora há 35 anos no município, dos quais 13 anos foram dedicados ao trabalho na Fazenda Grimm, com atividade direcionada para plantação de soja e milho. Ele contou que atua em todos os setores, das compras ao trabalho de campo e se sente mais preparado após vários cursos realizados. “Depois da primeira capacitação, não parei mais e pretendo continuar, pois, percebi a diferença na realização das minhas atividades. Comecei com operador de máquinas agrícolas e um dos mais importantes foi o empreendedor rural, já que abriu um leque de conhecimentos na área de administração rural”, analisou.
O agricultor familiar Sebastião Freitas da Silva também comemorou os conhecimentos adquiridos e já faz planos para o futuro. “Estive a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região por 13 anos e sempre mobilizava os assentados para participar de capacitações. Hoje testemunho amigos e vizinhos empreendendo no setor da pecuária e agricultura. Agora chegou a vez de construir minha história e com os cursos que participei produzo e vendo leguminosas, conservas de pimenta, além de produtos de limpeza como detergentes e sabão”, detalhou.
Loraine Lima de Souza participou das primeiras qualificações por trabalhar em uma indústria da região e se identificou com o setor agrícola. “Moro em uma chácara com minha família e por quatro meses trabalhei numa indústria de soja. Resolvi então participar dos cursos de armazenagem, classificação de grãos e administração rural. O trabalho foi temporário, mas, pretendo continuar estudando e me qualificando para tentar uma vaga no curso de Agronomia”, revelou animada.
A diretora secretária do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Cândido, destacou a importância da qualificação profissional e o papel do agronegócio na economia nacional. “O conhecimento não ocupa espaço então digo para vocês que estão aqui hoje recebendo seus diplomas, continuem estudando para alcançar seus objetivos. São Gabriel do Oeste vem se destacando no setor produtivo pela determinação do seu povo e o desenvolvimento do nosso país está nas mãos do agronegócio”, argumentou.
Parceria e planejamento – Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Júlio Cesar Bortolini, a parceria entre o Senar/MS e o sindicato está contribuindo para o desenvolvimento do município e da região norte de Mato Grosso do Sul. “Nossa cidade corre rumo a profissionalização e os produtores e agroindústrias encontravam dificuldade para conseguir mão de obra qualificada, recorrendo a contratações de trabalhadores em municípios vizinhos. As capacitações estão transformando a vida da população que tem a oportunidade de participar dos cursos e garantir uma vaga no mercado agropecuário”, apontou.
Bortolini afirmou que junto com sua equipe já preparou o planejamento de cursos para 2016 e que pretende focar as capacitações para o público feminino. “Nosso objetivo é valorizar os trabalhadores locais e por isso buscaremos as demandas mais solicitadas pelos empregadores. No entanto, queremos apoiar as mulheres de nossa região a conquistarem seu espaço como profissionais oferecendo cursos como operador de máquinas agrícolas e estimulando o programa de sucessão familiar que possibilita o fortalecimento das empresas rurais existentes”, finalizou.
Uma pesquisa realizada pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e FGV – Fundação Getúlio Vagas, com base nos dados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas revelou que o município de São Gabriel do Oeste ocupou o primeiro lugar no IDR – Índice de Desenvolvimento do Rural do Brasil. O indicador mede o grau de desenvolvimento e bem-estar gerado nas áreas rurais brasileiras. Além disso, o município ocupa atualmente a quinta colocação na produção estadual de milho e soja.