São Paulo (SP) – A número 1 do cross country brasileiro, a goiana Raiza Goulão (AOO Specialized) disputou, neste domingo (12), em Toronto (Canadá), os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Representando o Brasil na prova de cross country, Raiza ficou perto de subir ao pódio e, consequentemente, conquistar uma medalha para a delegação brasileira. Com o tempo de 1h35min17s, a ciclista cruzou a linha de chegada menos de três minutos atrás da norte-americana Erin Huck, terceira colocada e medalhista de bronze. A medalha de ouro ficou com a canadense Emily Batty (1h27min13s).
“A parte mais dura do circuito era o início, onde enfrentávamos quase um minuto e meio de estrada com muita brita, o que tirava a tração da bike. Mantive-me entre as dez primeiras na volta inicial, e depois consegui melhorar a minha posição. Mas, após a terceira volta, senti um pouco o ritmo e acabei perdendo velocidade”, afirmou Raiza, satisfeita com o desempenho de sua bike. “Fiquei feliz demais com a performance da minha Specialized S-Works Era e os pneus Fast Track, ideais para vencer os obstáculos da pista”.
Raiza quer aproveitar o aprendizado conquistado no Pan para crescer como atleta e chegar ainda mais forte nas próximas competições. “Irei direto para Petrópolis (RJ), onde no domingo (19) brigarei pelo título brasileiro de cross country. Quero estar 100% para disputar a prova mais importante do calendário nacional”.
Terceiro Pan de Rubinho – O mineiro Rubinho Valeriano (AOO Specialized), por sua vez, fez sua terceira participação em Jogos-Pan Americanos. Medalhista de prata no Rio de Janeiro, em 2007, e quinto colocado em Guadalajara (México), há quatro anos, o ciclista finalizou a prova masculina de cross country em sétimo, com o tempo de 1h36min37s. O vencedor foi o canadense Raphael Gagné (1h31min14s).
“Larguei bem e fiquei entre os três primeiros, mas depois o ritmo ficou mais intenso e acabei caíndo para quinto, disputando a colocação com o colombiano (Fabio Castañeda). Na abertura da penúltima volta, senti um pouco de cãibra, porque estava muito calor, e o colombiano se distanciou. Na última volta, apareceu um norte-americano (Spencer Paxson), e ficamos brigando pela sexta posição, mas no sprint final ele se deu melhor por meia roda e cruzou na minha frente [a cronometragem oficial registrou tempo exatamente igual tanto para Rubinho quanto para Paxson]”, narrou o mineiro.
Campeonato Paulista de XCO – A equipe Specialized Hoffmann XCO reinou na primeira etapa do Campeonato Paulista de Cross Country, neste domingo (12), em Espírito Santo do Pinhal. Larissa Brasa foi campeã na categoria júnior, enquanto Tiago Rodrigues subiu ao topo do pódio na elite.
“O circuito tinha subidas pesadas, mas de forma geral era bem rápido. Por ser bem ágil, minha Specialized Fate Expert Carbon me ajudou muito nas retas e nas descidas com curvas”, explicou Larissa.
“Consegui abrir vantagem em relação ao segundo colocado logo na primeira volta. A partir daí, mantive meu ritmo e cruzei a linha de chegada como vencedor”, afirmou Tiago, dono de uma Specialized S-Works Epic World Cup.
Sobre a Specialized – A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.
Mais informações:
Site: www.specialized.com.br
Facebook: www.facebook.com/specializedbr
Instagram: @specializedbr