Recall: Fiat Toro Diesel tem falha no sistema de lubrificação

Mais de 9 mil unidades estão envolvidas neste que é o quarto recall do modelo desde seu lançamento

Os grandes anúncios de recall da Fiat já se tornaram praticamente uma tradição de fim de ano, quase como panetone, arroz com uva passa e especiais do Roberto Carlos. Neste mês de dezembro, depois de convocar 150 mil unidades de Argo, Uno e Mobi por um defeito na seta, agora é a vez da marca chamar os donos da picape Toro na versão a diesel de câmbio manual por uma falha no sistema de lubrificação, que pode elevar a rotação do motor e causar acidentes.

Esta já é a quarta convocação da picape Toro, que foi lançada há apenas dois anos e já apresentou falhas no motor, no sistema de injeção e na fixação do estepe. Este novo problema é causado pelo sistema de regenaração particulado do filtro de diesel (DPF), que pode alterar o nível do óleo do motor quando o carro é utilizado com frequência em percursos curtos e em baixa velocidade.

Segundo a marca, 9.603 unidades estão envolvidas no chamado, todas ano/modelo 2016 a 2018 com os finais de números de chassis (não sequenciais) de A50484 a B73045.

Os reparos podem ser agendados em qualquer concessionária da rede Fiat sem custo para os proprietários. Porém, o tempo de reparo é demorado: quatro horas. Os veículos envolvidos “serão inspecionados quanto ao correto funcionamento do sistema e serão efetuadas a troca gratuita do óleo do motor e do filtro e a atualização da mensagem do quadro de instrumentos do veículo, para informar o condutor sobre a necessidade de completar o ciclo de regeneração do filtro de partículas DPF e a sua conclusão”.

A marca afirma que concederá uma extensão de garantia por mais um ano a todos os veículos envolvidos neste recall.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Fiat ou pelo telefone 0800 707 1000.

Recalls voltaram a crescer

O número de recalls de automóveis voltou a crescer em 2017 após apresentarem uma leve queda no ano passado. O número chegou a 1,8 milhão de veículos afetados, com Toyota, Fiat, Nissan, Chevrolet e Jeep como as montadoras que mais convocaram. O recorde de chamados ainda continua sendo o ano de 2015, quando 2,7 milhões de unidades foram chamadas para reparo.

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