Em sua carreira vitoriosa, de glórias, o Rei Pelé se acostumou a títulos e o dia 14 de agosto de 2018 ficará marcado por mais uma importante conquista. Formado em Educação Física pela FEFIS, da Universidade Metropolitana de Santos – Unimes, Edson Arantes do Nascimento foi homenageado pela instituição de ensino com o título Doutor Honoris Causa, maior honraria acadêmica.
A entrega foi realizada pelos irmãos Rubens e Renata Viegas, provedor e reitora da Unimes, respectivamente, em lugar mais do que apropriado, a nova sala do Rei, inaugurada no Museu Pelé, em Santos. “A importância desse título é o que posso deixar para os amigos, familiares, as novas gerações. Tem de ter uma base, tem de estudar, porque a fama só não adianta. Tive a felicidade de me formar na Unimes e esse é o grande valor desse título”, falou Pelé.
A reitora ressaltou o legado deixado por Pelé ao estudar um curso superior, se esforçar enquanto já era o maior jogador do Mundo, para se formar. Na época, tinha como maior incentivadora a professora Rosinha Viegas, criadora da primeira faculdade de Educação Física do País e que sempre orientava o craque da bola a estudar, se preparar para a vida.
“Para a FEFIS, é uma honra tê-lo como o melhor, o maior doutor professor Honoris Causa da Universidade”, anunciou Renata, sendo complementada pelo próprio Pelé: “Vocês ouviram. Eu era um bom aluno”, arrancando risadas do público presente. “Entregamos essa comenda, porque você é o maior de todos, é o ídolo, o eterno. Merece todas as honrarias desse Mundo. Um privilégio, uma honra”, emendou a reitora.
Para ela, a entrega da honraria encerra um ciclo da época que ele foi aluno, tudo que representou para o Brasil. “O ciclo da educação, o que representou para a sua vida. Ele está recebendo essa comenda por mérito mesmo. Ele é o verdadeiro professor Honoris Causa”, comentou Renata, lembrando que a Instituição só outorgou esse título a outras duas personalidades, os professores Rubens Lara e Geraldo Alckmin.
“O Pelé para a Unimes significa o reconhecimento da nossa seriedade, da nossa tradição, da nossa forma de encarar a educação superior como ele tanto destacou quando se formou em Educação Física, que foi o curso que fundou a nossa Instituição, a primeira do País. Significa a criação da Universidade, o trabalho da dona Rosinha”, complementou Rubens Viegas, lembrando a sua mãe, fundadora da FEFIS.
O título Honoris Causa é atribuído pela Academia para um cidadão que teve um papel participativo, não só no ponto de vista científico, mas de todos os saberes, do ponto de vista cultural, humanístico, esportista. “É um título, que nós, da Academia, identificamos até de um padrão mais alto daquele desenvolvidos nos bancos acadêmicos, porque é honorífico, pela experiência e vida, que ele transmite e deixa para a humanidade de uma maneira geral”, argumentou a pró-reitora acadêmica da Unimes, professora Elaine Marcílio.
Pelé ingressou na Faculdade de Educação Física – FEFIS, em 1970, um ano depois do curso ser criado, o primeiro no País com graduação em licenciatura. Na ocasião, o curso era realizado no Brasil FC. Além do futebol, o Rei se destacou em vôlei, basquete e psicologia.
Renata Viegas lembra o que sua mãe, Rosinha, lembrava, que Pelé se esforçou em estudar, “driblando” todas as contingências que o Mundo do futebol impunham e não o fizeram esmorecer. “E com o apoio fundamental de sua mãe, Dona Celeste, foi adiante, valorizando muito a sua atitude, agora dignificada com a homenagem máxima de uma universidade”, falou.
“O nome do atleta Edson Arantes do Nascimento nunca deixou de fazer parte da Universidade Metropolitana de Santos. Ele é o grande exemplo de uma pessoa simples, mas com um talento reconhecido mundialmente, que através da orientação da sua mãe, frequentou o meio acadêmico buscando a formação intelectual como base de sua vida. Nada mais justo que homenagear o atleta, a pessoa, o homem e, principalmente, o acadêmico Edson Arantes do Nascimento”, completou a reitora.