São Paulo (SP) – Um dos representantes do Shimano Sports Team no triatlo, Reinaldo Colucci (Sesi/Shimano), se prepara para iniciar em maio a busca por uma vaga na Olimpíada Tóquio 2020. E, neste fim de semana, o paulista radicado em São Carlos (SP) disputou o CAMTRI Triathlon American Cup em Salinas, no Equador, e concluiu sua participação no evento em quarto lugar. A vitória ficou com o colombiano Carlos Javier Quinchara, seguido de Juan Jose Figueroa, do Equador, e Brian Moya, da Colômbia, no top 3.
A prova foi no formato standard, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. “Nadei no primeiro grupo e me posicionei bem na primeira volta de ciclismo. Desta forma, comecei a pedalar com mais ou menos 14 atletas, tendo ainda um pelotão perseguidor atrás. Em uma transição mais eficiente, conseguimos abrir uma boa vantagem e saímos para correr sabendo que a disputa pelas primeiras posições ficaria com os atletas desse grupo em que eu estava”, contou Colucci, triatleta que tem sua bike equipada com o grupo eletrônico Dura-Ace Di2, além de rodas da marca PRO Bike-gear.
Com a temperatura bem elevada durante a disputa, a corrida ficou bastante desgastante e sofrida para os competidores. “Procurei manter o foco e permaneci no primeiro grupo o máximo que eu pude. Lá estive até o km 7, quando estávamos em cinco atletas correndo lado a lado. A partir desse momento, começaram os ataques para abrir vantagem, e não consegui me manter entre os três primeiros. Acredito que foi um bom resultado, com mais de 40 atletas de mais de dez países. Isso me dá confiança para buscar novos desafios nesse tipo de distância, a olímpica”, avaliou Colucci.
Red Bull Hill Challenge – Tradicional ponto de treinamento de ciclistas no Rio de Janeiro, a Vista Chinesa recebeu neste fim de semana o Red Bull Hill Challenge. O evento promocional colocou quartetos, masculinos e femininos, frente à frente com o número 5 do ranking mundial de mountain bike, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing Team), em um revezamento de uphill (subida de montanha).
Entre as mulheres, a vitória ficou com o quarteto Soul Race Power Girls, formado por Aline Carvalho, Ana Luiza Barbosa, Fernanda de Assis e Paula Campos, ao subir os 4,8 km (1,2 km por atleta) em 19min08. Entre os homens, a equipe mais rápida foi a Rio de Janeiro Cycling Team, composta por Alessandro Ferreira, Felipe Marques, Maicke Pereira e Vinicius Costa, em 13min25. Encarando o desafio sozinho, Henrique Avancini teve a terceira colocação, com tempo de 14min55.
“Muito satisfeito com tudo que foi feito, com o intuito de fomentar e valorizar um dos maiores pontos do ciclismo carioca, a Vista Chinesa. O desafio de quatro atletas fazendo um trecho da subida cada um, contra um, foi realmente difícil. Terminei na terceira colocação, bastante cansado. Os vencedores participarão de um training camp comigo em breve. Aguardo eles”, comentou Avancini.
Já o trio de atletas Shimano da equipe Caloi Avancini Team, Wolfgang Olsen, Edson Rezende e Pedro Lage, garantiu a quarta colocação geral entre os homens, com um quarto ciclista de peso: o gerente da equipe e pai de Avancini, o ex-ciclista profissional Ruy Avancini. “Foi uma experiência incrível. Apesar de ser um evento promocional, a galera não pensou duas vezes antes de acelerar. Nosso gerente, o senhor Ruy Avancini, acelerou na subida e teve um ótimo desempenho”, disse Pedro Lage, caçula da equipe.
Suporte Neutro Shimano no GP Ravelli – O município de Piedade (SP) recebeu neste domingo (29) a segunda de quatro etapas do GP Ravelli de Mountain Bike. A competição, que teve 46 km de percurso para a categoria pró e 16,5 km para a sport, contou mais uma vez com o Suporte Neutro Shimano. Trata-se do serviço de auxílio mecânico aos ciclistas, independente de patrocinadores ou das marcas de componentes utilizadas em sua bikes. No masculino, a principal categoria foi vencida por Gustavo Xavier. Já entre as mulheres, a vitória foi de Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing).
Novidade Shimano – Em 2018, a marca lançou o tradicional grupo de ciclismo de estrada, o 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico (finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo, a CBC). Vale destacar, que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.
Shimano Sports Team – O novo grupo de atletas do Shimano Sports Team, por meio de suas equipes e seus ciclistas apoiados pela marca líder mundial de componentes para bicicleta, entra definitivamente no calendário de importantes competições de MTB e triatlo no começo desse ciclo olímpico de Tóquio 2020, que terá início em maio de 2018 e se estenderá por exatos dois anos.
Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.
Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter: @shimanobrasil
Fanpages no Facebook: http://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/ e http://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/