A informação veio do próprio presidente da Renault no Brasil, o Sr. Luiz Pedrucci em um evento de inauguração e ampliação de fábricas da montadora no estado do Paraná no último mês de março.
Pedrucci confirmou o que a Picape Média Alaskan será comercializada em breve no território Brasileiro, sua apresentação esta confirmada para o Salão do Automóvel, em São Paulo no mês de Novembro, logo em seguida iniciam-se as vendas.
Renault Alaskan tem a responsabilidade de ser a primeira picape média da montadora Renault em nível global, inicialmente demonstrada como um modelo conceito com o mesmo nome em 2015 a Renault fez seu lançamento em 2017 na Colômbia, já com suas linhas estilísticas finais e também todo seu detalhamento técnico.
Percebe-se logo na primeira impressão visual que se trata de uma picape com linhas belas e fluidas, misturando de forma coerente robustez e leveza. Aliás, este foi o maior mérito da Renault, a Alaskan é fiel em seu desenho ao seu modelo conceito, a principal diferença da picape de produção é a adoção de rodas menores e um conjunto ótico (frontal e da traseira) produzido não totalmente em leds.
A nova Picape da Renault soube aproveitar bem a herança do interior de sua irmã (Nissan Frontier) tanto que excluindo o volante e os padrões de acabamento próprios da montadora francesa, o restante é muito semelhante.
O capricho visual felizmente foi estendido para sua mecânica e configurações Off-Road. A Renault Alaskan tem capacidade de até uma tonelada para cargas, além de poder rebocar volumes de até 3,5 toneladas de peso, justificando seu porte médio.
A motorização proposta pela Renault virá em duas versões, uma “não muito forte” a gasolina de 2,5 litros e outra a “diesel” de 2,3 litros dotada de duplo turbo, o chamado twinturbo (interessante recurso da montadora francesa que combina dois turbos acionados em uma única sequência, sendo um para baixas rotações e outro para altas rotações garantindo torque e potências permanentes), as potências destes motores irão variar de 160 a 190 cavalos com torque máximo de 45,9 kgfm comandados por um câmbio automático de sete marchas.
Suas dimensões e recursos Off-Road são totalmente compatíveis ao seu porte e proposta, com mais de 5 metros de comprimento, mais 2 metros de largura e altura superior a 1,80 metros e um vão livre do solo de 23 centímetros, a Renault Alaskan consegue ser notada com facilidade em qualquer ambiente, a Renault quer oferecer versões com tração 4×2 (tração dianteira), 4×4 (tração integral) e 4×4 (tração integral com reduzida) e a possibilidade de ter versões em Cabine Simples e Cabine Dupla.
O interior é confortável e apesar de usar o mesmo desenho de sua irmã japonesa (Nissan Frontier), ela traz recursos interessantes como: bancos para o motorista e passageiro que podem ser aquecidos, central de sete polegadas multimídia com a útil função de câmera de 360 graus, extremamente importante para um veículo deste porte.
Os passageiros ainda contam com Teto Solar, e uma posição alta de assento, trazendo a sensação de segurança cativante, especialmente no trânsito pesado do dia a dia.
Mas e o preço e as versões?
Ainda são uma incógnita, provavelmente será produzida ou importada diretamente da Argentina, sendo comercializada no mercado nacional livre de taxas de importação adicionais, se isto realmente for confirmado, a Renault Alaskan terá bastante competitividade perante seus principais concorrentes e um forte apelo comercial.
A título de exemplificação, utilitários deste porte e deste segmento normalmente são vendidos a partir dos R$ 95.000 em suas versões básicas.