Rio de Janeiro fica entre as três melhores cidades do mundo para ‘férias de trabalho’ em 2024

São Paulo (SP) – À medida que a ascensão do trabalho híbrido estimula ‘férias de trabalho’ (as chamadas ‘workcations’) mais longas, já que os funcionários têm mais flexibilidade sobre como e onde trabalhar, Rio de Janeiro foi nomeada entre as três melhores cidades do mundo para férias de trabalho, superando a concorrência de cidades como Nova York, Berlim e Cingapura no segundo Barômetro Work from Anywhere, lançado anualmente pelo International Workplace Group.

Barcelona e Rio empatam na 2ª posição em ranking global das melhores ‘workcations’ (Crédito: Freepik)

O Rio está presente no ranking pelo segundo ano consecutivo e deu um salto em relação a 2023, quando ficou na sexta posição. A cidade de Budapeste ficou com o primeiro lugar no Barômetro Work from Anywhere de 2024, seguida por Barcelona, empatada com o Rio no segundo lugar. Pequim e Lisboa completam o top 5.

As ‘workcations’, onde os viajantes combinam trabalho e lazer em seus destinos para prolongar as férias, explodiram em popularidade desde que o formato híbrido se tornou o modelo de trabalho, de fato, para muitos. Graças à proliferação do trabalho híbrido e da tecnologia em nuvem, os funcionários agora podem trabalhar de onde quer que se sintam mais produtivos. Mais de 4 em cada 5 (84%) trabalhadores híbridos já estenderam, ou considerariam estender, as férias para trabalhar remotamente no destino escolhido.

Uma nova pesquisa* do International Workplace Group, líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, revelou a crescente popularidade das viagens a trabalho entre os funcionários de escritório, sendo que três quartos (74%) dos trabalhadores consideram uma “política de trabalho em qualquer lugar” como um fator importante ao considerar um novo emprego. O mesmo número (75%) disse que a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar aumenta sua satisfação no trabalho.

 “Trabalhar de qualquer local, com toda a praticidade e infraestrutura que as pessoas precisam para serem produtivas, é uma opção que hoje se tornou absolutamente viável com os espaços de trabalho flexíveis. O segundo Barômetro Work from Anywhere demonstra que essa tendência já se tornou realidade em um número cada vez maior de cidades ao redor do planeta, inclusive no Rio de Janeiro, que conquistou uma posição ainda mais destacada no ranking desse ano”, afirma Tiago Alves, CEO Brasil do International Workplace Group.

·                     Budapeste, Barcelona, Rio de Janeiro, Pequim e Lisboa estão entre os cinco principais destinos para viajantes que trabalham no exterior em 2024

·                     Cidades foram avaliadas em 10 critérios, incluindo clima, transporte, custo de vida geral e velocidade da banda larga

·                     Segunda edição do Barômetro Work from Anywhere, lançado anualmente pelo International Workplace Group, inclui ainda novos destinos como Austin, no Texas (EUA), e Podgorica, em Montenegro

·                     Pesquisa mostra que 84% dos trabalhadores híbridos agora consideram estender as férias para trabalhar remotamente*

Budapest é “Buda-best” – (75/100)

Com notas altas em relação a preços de transporte e acomodação, velocidades de banda larga e disponibilidade de espaços de trabalho flexíveis, Budapeste se destaca como o principal destino para trabalhadores híbridos em 2024. Situada no coração da Europa Central e tendo como o rio Danúbio como cenário deslumbrante, a capital húngara é famosa por sua arquitetura clássica, atraindo cerca de 12 milhões de turistas internacionais por ano. A cidade possui mais de 200 museus e galerias, bairros vibrantes e amplos espaços verdes, o que a torna uma escolha ideal para nômades digitais que buscam um equilíbrio entre trabalho e lazer.

Barcelona desbancada do primeiro lugar – (73.5/100)

Principal destino em 2023, Barcelona continua sendo um local de alta preferência para trabalhadores híbridos, oferecendo uma atmosfera animada, arquitetura impressionante e sol quase o ano inteiro. A cidade se tornou um centro popular para aqueles que buscam um ambiente de trabalho diversificado que combina sol, mar e areia com uma atmosfera cosmopolita. O abrangente visto de nômade digital da Espanha, juntamente com a excelente infraestrutura de transporte de Barcelona e o custo de vida relativamente acessível, garante que a cidade continue sendo um destino privilegiado para as férias de trabalho.

Rio em ascensão – (73.5/100)

Completando as três principais cidades para ‘workcation’ em 2024 está o Rio de Janeiro, empatado no segundo lugar após subir da sexta posição em relação ao barômetro do ano passado, graças a pontuações impressionantes em acomodação, alimentação, custos de transporte e uma forte e acessível velocidade de banda larga. Mundialmente conhecido pelo carnaval, o Rio está repleto de casas noturnas, restaurantes e extensos espaços verdes. Os trabalhadores híbridos se beneficiarão de uma próspera comunidade de nômades digitais, reforçada pelos investimentos do governo local para tornar a cidade mais atraente para os trabalhadores remotos, incluindo cobertura 5G em toda a cidade e um novo visto de nômade digital. O Rio oferece comodidades de uma cidade grande ao lado de praias mundialmente famosas, caminhadas e outras atrações ao ar livre, tornando a cidade um destino de trabalho memorável para qualquer trabalhador híbrido.

Novos candidatos em 2024

O Barômetro Work from Anywhere do International Workplace Group também dá as boas-vindas a várias cidades recém-chegadas neste ano à lista que reúne melhores destinos de trabalho para os nômades digitais terem no radar. Elas incluem:

  • Austin, no Texas (EUA), também conhecida como a “capital mundial da música ao vivo”, possui uma oferta cultural impressionante e um cenário tecnológico dinâmico que fazem da cidade um destino ideal para trabalhadores remotos.
  • Apesar de sua pequena extensão, Podgorica, em Montenegro, possui uma comunidade de startups em expansão e um número cada vez maior de espaços de coworking, o que a torna uma opção cada vez mais popular para os trabalhadores que buscam tranquilidade e preços acessíveis entre as montanhas e o Mar Adriático.
  • Marrakesh, no Marrocos, tem cativado os viajantes há séculos com seus souks vibrantes, arquitetura impressionante e rico patrimônio cultural. Agora, também está ganhando atenção como um destino desejável para as férias de trabalho, graças a uma crescente infraestrutura de apoio ao trabalho remoto, oferecendo uma mistura atraente de tradição e modernidade para trabalhadores híbridos que buscam mergulhar em uma experiência cultural única.
  • Por fim, Valletta, capital de Maltae Patrimônio Mundial da UNESCO, é conhecida por sua arquitetura histórica, portos pitorescos e charme mediterrâneo. O tamanho acessível e o clima ensolarado de Valletta a tornam um local ideal para trabalhadores remotos.

As 10 principais cidades para ‘workcations’, segundo o Barômetro Work From Anywhere 2024:

A mudança em curso na cultura do trabalho não apenas transformou as atitudes profissionais, mas também ampliou os horizontes dos trabalhadores ao escolherem destinos de viagem. Segundo a pesquisa, 80% afirmam que a disponibilidade dessas políticas os levou a considerar destinos que antes não escolheriam.

O fundador e CEO do International Workplace Group, Mark Dixon, disse:

“Para um número cada vez maior de trabalhadores, os dias de longos deslocamentos diários acabaram, agora que o trabalho híbrido oferece a oportunidade de trabalhar onde quer que sejamos mais produtivos. E, graças à tecnologia em nuvem, isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão à internet de alta qualidade disponível.

Portanto, não é de se admirar que cada vez mais pessoas estejam abraçando a ideia de combinar trabalho com viagem, seja por alguns dias no final das férias ou por alguns meses como nômade digital.

Essa tendência deve se acelerar ainda mais, e continuaremos a ver cada vez mais empresas adotando políticas de trabalho em qualquer lugar para melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários, além de aumentar sua atratividade como empregador.” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo