Quando você está rodando pelas ruas e observa que o seu tanque está com sinal de combustível baixo, menos de 1/4 , por exemplo, o que você faz?
Segundo uma pesquisa feita pela empresa inglesa de seguros LV (Liverpool Victoria), são mais de 820 mil pessoas todos os anos que simplesmente ignoram a luz que avisa que o combustível está na reserva e isso pode acarretar na quebra do automóvel pela falta da gasolina.
Deste estudo, um quarto de todos os motoristas apontaram que acreditam que conseguem rodar ao menos mais 65 quilômetros quando a luz da reserva ascende ou pisca. Do total dos entrevistados, dois milhões admitem que dirigem com a luz de reserva acessa com o pensamento de guardar alguma grana antes de encher o tanque.
Mas os motoristas devem ficar atentos com os problemas que a falta de gasolina pode acarretar no automóvel. Quando o carro está com somente um quarto do tanque completo, a direção hidráulica e os freios poderão ser prejudicados sem o funcionamento perfeito. E não precisa nem citar que esses itens são essenciais.
As pessoas necessitam entender que o medidor de combustível não é para ser tido como um instrumento altamente preciso. Em carros mais modernos em termos de tecnologia, a medição é feita através de um flutuador, como aquelas encontradas na caixa d’água. Com isso, quando um motorista está, por exemplo, subindo uma ladeira, o nível de combustível poderá ser distinto do que rodar em uma pista plana.
Outro ponto importante é que a distância que você pode percorrer quando a luz da reserva acende é distinta em cada modelo. A melhor dica é chegar até o posto mais perto e abastecer o carro. Quando força o tanque com pouco combustível, esse fator poderá prejudicar muito o motor, o que sairá bem mais caro posteriormente em uma oficina mecânica.
Quando acaba gasolina e você abastece com um pouco de combustível, o suficiente apenas para chegar em um posto, o motorista ainda poderá ficar na rua, uma vez que pode ter entrado ar no sistema e a gasolina não vai conseguir passar do tanque e chegar até o motor. Se isso ocorrer, algum mecânico terá que fazer o processo chamado de “sangrar” o sistema.