Após quatro dias com mais de 150 capacitações para empreendedores das áreas do Comércio, Serviço, Indústria e Agronegócio, a Rota do Desenvolvimento chegou ao fim na noite deste domingo, 25 de outubro. O evento foi realizado no Pavilhão Dom Teodardo Leitz, em Dourados, e contou com 1.700 atendimentos realizados com o público que foi até o local para buscar orientações sobre como abrir ou melhorar o próprio negócio.
“É importante qualificar o empresário. Este é o momento da reação. Aqui nós conseguimos, através da Rota, das palestras, estímulos para que todos possam enxergar e concluir: tem uma oportunidade aqui”, afimou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, no primeiro dia de atividades. “É hora de se capacitar, procurar orientação profissional e inovar”, complementou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e da Fecomércio MS, Edison Araújo.
Evento traduz a união do setor produtivo para promoção do desenvolvimento no estado.
O superintendente do Sebrae no estado, Cláudio Mendonça, destacou as ações em conjunto que vem sendo feito nas variadas regiões. “O setor empresarial, o Sistema S e todas as federações, fazem um trabalho para que a gente possa levar toda essa gama de conhecimento que temos para quem quer empreender ou já está atuando com a sua empresa”.
Público lotou o Pavilhão Dom Teodardo Leitz para assistir à palestra de Henrique Fogaça.
A Rota do Desenvolvimento contou com a presença de nomes como Henrique Fogaça, conhecido nacionalmente por seu trabalho como jurado do programa de TV MasterChef; Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e autor do best-seller “Casais inteligentes enriquecem juntos”; além dos consultores Allan Costa e Renato Santos, da blogueira Raquel Araújo, do Palpite de Luxo, e diversos outros especialistas nos mais variados segmentos da economia.
A costureira Rosalina Valenzuel, moradora de Ponta Porã, não perdeu a oportunidade e se deslocou até Dourados para visitar o evento. “Com toda a certeza digo que saio daqui com o meu nível profissional elevado”. A comerciante Michele Klidzio também saiu do município de região de fronteira para aproveitar o fim de semana de conhecimento. “Foi uma experiência muito gratificante que vai contribuir em muito com a minha empresa”.
Público foi em busca de orientações tanto para abrir quanto melhorar o negócio.
A Rota do Desenvolvimento é uma iniciativa do PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (por meio da Semade), Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Prefeitura Municipal de Dourados, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS. A próxima edição do evento acontece no município de Três Lagoas dos dias 17 a 19 de novembro.