Alternativas para melhorar o empreendedorismo em Mato Grosso do Sul. Este é um dos objetivos da Rota do Desenvolvimento, evento realizado pelo Governo de MS, que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS.
Durante o lançamento, realizado na última segunda-feira, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, uma das instituições que apoia as rodadas de negócio, Mauricio Saito falou da importância da união do setor produtivo. “Nós levamos ao produtor a oportunidade de melhorar o seu negócio. Então, sem dúvida alguma, no cenário econômico a iniciativa traz inúmeros benefícios aos municípios atendidos, principalmente, com relação ao compartilhamento de conhecimento”.
O presidente da Fecomercio – Federação do Comércio de MS, Edison Araújo, ressaltou como a Rota do Desenvolvimento pode potencializar o desempenho econômicos dos municípios. “Temos a obrigação de propor e efetivar ações que minimizem os efeitos do desemprego, que hoje atinge o patamar de 12 milhões de pessoas em todo o país. Precisamos assegurar a geração do conhecimento e qualificação profissional, além de boas práticas de gestão”.
Na ocasião, o governador de MS, Reinaldo Azambuja, lançou o Programa de Desenvolvimento da Fronteira e o Plano Estadual de Compras Governamentais, onde o governo antecipa os 40 milhões de itens que adquirirá em 2017.
O Programa de Desenvolvimento da Fronteira, em parceria do Estado com o Ministério da Integração Nacional, vai implementar políticas de fomento à economia das regiões que se limitam ao Paraguai e à Bolívia com a coordenação de um núcleo estadual formado pelos setores público e privado e, como convidados, representantes dos dois países. O papel do programa será criar eixos estratégicos e definir prioridades de apoio à produção e também em logística, segurança e saúde, dentre outros.
“Uma das metas no planejamento estratégico do governo é diminuir a burocracia. Antes levávamos 34 dias para abrir uma empresa, diminuímos para 17 e vamos chegar a 5 dias. Isto aumenta a dinâmica e a competitividade”.
O Governador lançou o Plano Estadual de Compras Governamentais, ao lado dos secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e Édio Viegas (Administração e Desburocratização).
Ações do Senar/MS – Durante o evento, os participantes da Rota do Desenvolvimento poderão visitar o stand da instituição. No local, serão comercializados os produtos obtidos com o programa do ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, Hortifruti Legal. Nesta terça-feira, a partir das 15h, o instrutor do Senar/MS, Rui Gessi, ministrará a palestra ‘Sustentabilidade na Pequena Propriedade Rural – ABC Cerrado’. Em seguida, o supervisor regional da instituição, Vidal Subtil, falará sobre sucessão familiar.
Sobre o evento – A Rota do Desenvolvimento é um evento criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que busca, por meio de palestras e workshops, soluções para os pequenos negócios e gestores públicos. A finalidade é que proporcionar as melhores soluções para negócios empreendedores dos setores de alimentos, moda, bares e restaurantes, salões de beleza, automotivo, atividades rurais, indústrias, turismo e cultura, MEI, crédito, gestão pública, inclusão digital e uma programação exclusiva para mulheres de negócios.
Foi idealizado pelo Governo a partir do PROPEQ – Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios, e tem a parceria do Sistema S, como o Senar/MS, além de outras instituições do comércio e de ensino e pesquisa. A Rota do Desenvolvimento evento já passou por seis municípios localizados no interior do estado e hoje chega a Capital com uma programação formada por mais de 160 atividades, distribuídas em espaços temáticos, exposições, palestras, oficinas e minicursos sobre temas como: inovação, administração do tempo, layout de loja, alimentação fora do lar, colocando uma ideia no papel, liderança, oportunidades em compras públicas; entre outros.